• Resíduos

    Nesta área, poderá consultar informação diversa sobre gestão de resíduos.

  • Resíduos

    Nesta área, poderá consultar informação diversa sobre gestão de resíduos.

  • Resíduos

    Nesta área, poderá consultar informação diversa sobre gestão de resíduos.

Dúvidas sobre resíduos

No dia-a-dia, lidamos com tantos materiais diferentes que quando chega a altura de os encaminhar como resíduo, muitas vezes surgem dúvidas sobre qual o destino mais correto.

Nesta área, procuramos esclarecer algumas questões sobre o que se pode ou não colocar nos ecopontos e se têm outro tipo de encaminhamento ou não.


Sempre que possível, as embalagens devem ser espalmadas de modo a reduzir o seu volume, e as embalagens de vidro, plástico e metal devem ser escorridas e enxaguadas em água (se necessário).


Se possível, deve-se reutilizar o saco que se utilizou para levar o papel ao ecoponto. Se não for possível, e caso se tenha usado um saco feito de material reciclável (plástico ou papel), este deve ser depositado no respetivo ecoponto (amarelo ou azul).


No quadro em baixo é feita uma identificação dos materiais que se devem colocar ou não nos ecopontos:

 

tabela duvidas residuos

 

 

Outras questões

 
Toda a esferovite pode ser reciclada?


Sim. O aproveitamento varia consoante o tipo de esferovite, mas todas podem ser recicladas e entrar no processo de fabrico de novos produtos.

O que fazer aos óleos domésticos resultantes das frituras? 


Vários municípios do país e algumas cadeias de supermercados têm pontos de recolha de óleos alimentares usados.


Caso não exista um local próximo onde deixar este resíduo, deve-se armazenar o óleo usado num recipiente de plástico, vedá-lo bem para não correr o risco de se abrir e depositá-lo no contentor de lixo indiferenciado. Nunca se devem despejar os óleos domésticos no esgoto.

Porque é que há vidros que não podem ser colocados no ecoponto verde? 


O vidro das embalagens (de garrafas, frascos e boiões) têm as mesmas características entre si, garantindo-se que o vidro se funde a temperaturas semelhantes durante o processo de reciclagem. O resultado é um vidro reciclado de qualidade. Por outro lado, os vidros que não provêm de embalagens têm características diferentes do vidro de embalagem, contaminando o processo de reciclagem.

 

Tenho um monstro doméstico para deitar fora, o que devo fazer?


A recolha de objetos de grandes dimensões, conhecidos como monos ou monstros, exige a utilização de equipamento específico. Assim, deve-se avaliar junto dos serviços municipais como e onde pode fazer a deposição destes resíduos. Há municípios que têm dias específicos para a colocação dos monos, outros recolhem mediante marcação prévia. No caso dos eletrodomésticos, na compra de um novo deve-se solicitar a recolha do antigo.

 

Onde colocar os CD's e DVD’s?


O âmbito da campanha 'Vamos Gravar esta Ideia', é possível efeturar a recolha seletiva de CD/DVD usados através da rede de recolha Pick Me! da Chronopost.  Os pontos de recolha aderentes estão disponíveis aqui.

Para o efeito, serão utilizados contentores próprios individualizados, em cartão, de forma a evitar o acesso aos consumíveis já depositados. No caso dos utilizadores que possuam grandes quantidades destes resíduos, poderão entregá-los diretamente no armazém da Chronopost. O destino final para efeitos de valorização é assegurado por operadores de gestão de resíduos devidamente licenciados.

 

Onde colocar cápsulas de café usadas?

 

Existem já algumas marcas no mercado nacional que já asseguram a recolha e reciclagem das respetivas cápsulas de café usadas, disponibilizando nos seus websites e pontos de venda informação sobre esta prática e os locais de entrega.

 

No caso de marcas que ainda não tenham soluções próprias para o encaminhamento das cápsulas, a solução é deitar as mesmas no lixo indiferenciado. Por não serem consideradas na legislação um resíduo de embalagem, as cápsulas de café que são depositadas no ecoponto amarelo – com ou sem a borra de café no interior – são rejeitadas na triagem e consideradas lixo indiferenciado.

 

 

 

 

Share
Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb