• Químicos

    Nesta seção poderá consultar documentação, conselhos e contactos relacionados com as substâncias químicas que estão presentes no nosso dia-a-dia.

  • Químicos

    Nesta seção poderá consultar documentação, conselhos e contactos relacionados com as substâncias químicas que estão presentes no nosso dia-a-dia.

Contactos úteis

Páginas de ONGs e Associações


A temática das substâncias químicas é hoje uma preocupação para organizações não governamentais que trabalham em áreas tão diversas como: o ambiente, a saúde humana (com particular enfoque nas crianças e nas mulheres em idade reprodutiva), o direito dos consumidores, as mulheres ou o trabalho.


De seguida são apresentadas várias páginas de Organizações Não Governamentais destas várias áreas, que desenvolvem trabalho relevante sobre as substâncias químicas e os seus impactos no ambiente e na saúde.


ONGs de ambiente


- European Environmental Bureau (EEB) (Confederação Europeia do Ambiente)
www.eeb.org/activities/chemicals/index.htm

 

O EEB congrega várias organizações não governamentais de ambiente de países Europeus e o seu trabalho incide, essencialmente, sobre a componente da política ambiental da União Europeia. Disponibiliza informações sobre o processo de debate do REACH e as posições tomadas.

 

- Friends of the Earth Europe (Amigos da Terra Europa)
www.foeeurope.org/safer_chemicals/index.htm

 

- Greenpeace International (Greenpeace Internacional)
www.greenpeace.org/international/campaigns/toxics

 

- International Chemical Secretariat (Secretariado Internacional dos Químicos)
www.chemsec.org

 

- PAN – Pesticides Action Network (Rede de Acção sobre Pesticidas)
http://www.pan-europe.info


A PAN congrega cerca de 600 organizações não governamentais de várias parte do mundo e procura desenvolver a sua acção na promoção da substituição dos pesticidas perigosos por alternativas mais ecológicas. Apresenta-se aqui a página da PAN Europa que congrega cerca de 50 organizações europeias de áreas muito diversas (ambiente; consumidores; mulheres; sindicatos; agricultura sustentável; agricultores).

 

- WWF - European Policy Office (WWF – Grupo de Política Europeia)
www.panda.org/eu



ONGs/Associações de consumidores


- The European Consumer's Organisation (Organização dos Consumidores Europeus)
www.beuc.eu


Página da Organização dos Consumidores Europeus, que congrega Associações de Consumidores de vários países da Europa, e que procura divulgar os perigos associados às substâncias químicas com que contactamos no nosso dia-a-dia. Recomenda-se particular atenção para a iniciativa "chemical cocktail" que descreve em pormenor onde estão os maiores riscos no nosso quotidiano, dentro e fora de casa.

 

- DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor

http://www.deco.proteste.pt/saude/nc/dicas/quimicos-perigosos


 

ONGs ligadas à saúde


- Health & Environment Alliance (Aliança Saúde & Ambiente)
http://www.env-health.org


Organização internacional que desenvolve a sua acção na relação entre ambiente e saúde, com particular enfoque na componente das políticas públicas. Abrange diversas áreas, entre elas a do mercúrio, dos químicos e dos pesticidas.

 

ONGs ligadas às mulheres

- Women in Europe for a Common Future (Mulheres Europeias para um Futuro Comum)
http://www.wecf.org

 

Trata-se de uma rede de organizações em cerca de 30 países europeus que trabalha na área do ambiente e saúde, dando particular destaque ao papel que as mulheres podem ter neste movimento. Apresentam diversas publicações sobre a ligação entre poluentes ambientais e a saúde.

 

- Womens's Environmental Network (Rede Ambiental de Mulheres)
http://www.wen.org.uk


Trata-se de uma organização que se centra no papel que as mulheres podem ter na luta por um ambiente mais saudável e equilibrado. Intervém em diversas áreas, incluindo sobre cosméticos, produtos de limpeza (alternativas naturais) e fraldas reutilizáveis.

 

Sindicatos

 

- European Trade Union Confederation (Confederação Europeia de Sindicatos)
http://www.etuc.org


O ETUC tem trabalhado sobre os efeitos das substâncias químicas nos trabalhadores e acompanhou o desenvolvimento do regulamento REACH. Na sua página é possível encontrar vários documentos sobre a relação entre químicos e a saúde dos trabalhadores.

 

- Instituto Sindical de Trabajo, Ambiente y Salud (ISTAS)
http://www.istas.net


Uma iniciativa da Confederação Sindical Espanhola "Comisiones Obreras" que disponibiliza ampla informação sobre o interface ambiente e trabalho. Merece particular destaque a componente dedicada às substâncias químicas em ambiente laboral, com a disponibilização de uma base de dados (RISCTOX), e de informação fundamental para reduzir os riscos a que os trabalhadores que lidam com químicos estão sujeitos.

 

Iniciativas e Campanhas


Neste espaço pode encontrar contactos de iniciativas de várias ONGs que procuram alertar e fomentar o conhecimento sobre os químicos mais perigosos.

 

- Chemical Cocktail (Cocktail Químico)
http://www.chemical-cocktail.org


Iniciativa da Organização dos Consumidores Europeus que pretende ilustrar as situações do nosso dia-a-dia onde estamos mais expostos às substâncias químicas mais perigosas. Para além de as identificar, apresenta ainda conselhos sobre como as podemos evitar e informações sobre os seus principais efeitos.

 

- Chemical Reaction (Reacção Química)
http://www.chemicalreaction.org


Entre outras informações, nesta página é possível encontrar os contactos das organizações que trabalham sobre químicos em cada país europeu. Também poderá aceder às votações dos eurodeputados portugueses sobre a proposta REACH.

 

- Healthy Environment for Kids
http://www.healthyenvironmentforkids.ca


Esta página resulta do trabalho de um conjunto alargado de organizações Canadianas cuja acção se centra na promoção da saúde das crianças. Para além de disponibilizar muita informação sobre os riscos de inúmeros químicos, apresenta diversos conselhos sobre como tornar o ambiente mais seguro para as crianças (e, consequentemente para todos os que as rodeiam).

 

- How the Companies Line Up
http://www.greenpeace.org/international/campaigns/toxics/electronics/how-the-companies-line-up


Trata-se de uma campanha da Greenpeace, que pretende estimular as companhias produtoras de computadores e telemóveis a substituírem os químicos mais perigosos, e a assumirem a responsabilidade pelo tratamento de resíduos quando os produtos chegam ao fim da sua vida útil. Esta avaliação é actualizada regularmente e é uma excelente base para decidirmos que marca comprar.

 

- Instituto Sindical de Trabajo, Ambiente y Salud (ISTAS)
http://www.istas.net


Nesta página é possível encontrar uma base de dados sobre substâncias perigosas (RISCTOX), com informação sobre os riscos que apresentam para a saúde e para o meio ambiente. O enfoque principal é nas substâncias que podem ser encontradas no meio laboral, e é uma iniciativa da confederação Sindical espanhola CCOO – Comisiones Obreras.

 

- Safe Cosmetics (Cosméticos Seguros)
http://www.safecosmetics.org


A campanha por cosméticos mais seguros resulta de uma coligação de várias ONG dos EUA que trabalham para eliminar dos cosméticas as substâncias que podem ter impacto na saúde. Nesta página poderá encontrar uma base de dados (http://www.cosmeticdatabase.com) onde pode pesquisar sobre a segurança dos ingredientes dos cosméticos que utiliza.

 

Páginas Oficiais


Neste espaço pode encontrar contactos de organismos oficiais na área dos químicos.

 

- Comissão Europeia – Ambiente (Químicos)
http://ec.europa.eu/environment/chemicals/index.htm


Nesta página poderá conhecer o processo de regulamentação europeia na área dos químicos (incluindo o referente aos pesticidas) e aceder aos documentos fundamentais em língua portuguesa.

 

- Comissão Europeia – Empresa (cosméticos)
http://ec.europa.eu/enterprise/cosmetics/index_en.htm


Nesta página poderá conhecer o processo de regulamentação europeia na área dos cosméticos e aceder aos documentos fundamentais em língua portuguesa.

 

- Agência Europeia de Químicos
http://www.echa.europa.eu


A Agência Europeia de Químicos foi criada no âmbito da implementação do Regulamento REACH. A partir desta página poderá conhecer em maior pormenor os esforços que estão a ser desenvolvidos para colocar no terreno o complexo processo que visa tornar os químicos em circulação mais seguros.

 

- Rótulo Ecológico Europeu
http://ec.europa.eu/environment/ecolabel/index_en.htm


O Rótulo Ecológico Europeu é uma iniciativa da União europeia, em desenvolvimento desde 1992, que procura estimular a entrada no mercado de produtos e serviços mais sustentáveis, ao mesmo tempo que possibilita aos consumidores identificar e escolher os produtos com menor impacto ambiental. Nesta página poderá encontrar mais informação sobre esta iniciativa, bem como, sobre quais os produtos com Rótulo Ecológico Europeu disponibilizados em cada país.

- Agência Portuguesa do Ambiente
http://www.apambiente.pt/index.php?ref=16&subref=85

 

Share

Quercus TV

 

Espreite também o Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb