Atendimento sócios
Conheça os horários e formas de contacto com a Quercus.
Participe no passatempo "Casa mais saudável" até 30 de Abril
Este é um passatempo do projeto HACKS, envolvendo 15 países europeus. Serão sorteados 2 vencedores entre os participantes com resposta correta, pertencentes a dois países diferentes.
Adiamento Assembleias de Núcleo 2021
As Assembleias de Núcleos Regionais vão ser adiadas, com data ainda por designar, havendo a possibilidade de se realizarem reuniões informais com os associados em modo virtual. (em atualização)
Descarregue já | Wasteapp
Disponível gratuitamente na App Store e na Google Play Store
Contributos da Quercus sobre o Programa Nacional de Ação do PNGIFR
A Quercus participou na consulta pública do Plano de Gestão Integrada de Fogos Rurais (PNGIFR) – Estratégia 20-30, no passado dia 5 de fevereiro SDE 2020 e vem agora efetuar os seus contributos no âmbito do Programa Nacional de Ação (PNA) do PNGIFR.
Apoie os nossos Centros de Recuperação
Apadrinhe um Animal Selvagem
Pandemia COVID-19
Pistas para uma análise da pandemia e estratégias para o futuro.
Reciclagem de Rolhas Cortiça
Inscrições online.
Topten.pt - Os líderes do mercado em eficiência energética
Conheça os equipamentos mais eficientes do mercado.
E-book Alimentar Boas Práticas - Disponível para download!
Práticas inovadoras em Portugal ao longo da cadeia alimentar: da produção ao consumo sustentável
Apresentação
A Quercus é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) portuguesa fundada a 31 de outubro de 1985.
É uma associação independente, apartidária, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e constituída por cidadãos que se juntaram em torno do mesmo interesse pela Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais e na Defesa do Ambiente em geral, numa perspectiva de desenvolvimento sustentado.
A Associação designa-se Quercus por ser essa a designação comum em latim atribuída aos Carvalhos, às Azinheiras e aos Sobreiros, árvores características dos ecossistemas florestais mais evoluídos que cobriam o nosso país e de que restam, atualmente, apenas relíquias muito degradadas.
Ao longo dos anos, a Quercus tem vindo a ocupar na sociedade portuguesa um lugar simultaneamente irreverente e construtivo na defesa das múltiplas
causas da natureza e do ambiente. O seu âmbito de ação abrange hoje diversas áreas temáticas da atualidade ambiental, onde se incluem, além da conservação da natureza e da biodiversidade, a energia, a água, os resíduos, as alterações climáticas, as florestas, o consumo sustentável, a responsabilidade ambiental, entre outras. Este acompanhamento especializado é, em grande parte, suportado pelo trabalho desenvolvido por vários grupos de trabalho e projetos permanentes.
Este estatuto foi progressivamente conquistado através de uma conduta atenta ao real, sem perder o ponto de referência fundamental dos princípios, nem se afastar das necessidades de complementar a denúncia crítica com o esforço para a construção de consensos na sociedade portuguesa, sem os quais nenhum efetivo modelo de desenvolvimento sustentável será possível no nosso país.
Uma das características da Quercus é a sua descentralização, através dos 18 Núcleos Regionais espalhados um pouco por todo o país, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, que acompanham a realidade ambiental e realizam atividades de sensibilização no seu raio geográfico.
Em 1992, a Quercus recebeu o Prémio Global 500 das Nações Unidas e o título de membro honorário da Ordem do Infante D. Henrique, atribuído pelo Senhor Presidente da República, Dr. Mário Soares.