Quercus preocupada com relatório que confirma a extinção de 8 espécies de aves durante esta década

Em Portugal continua a ser legal caçar a rola-brava apesar desta espécie se encontrar globalmente ameaçada.

 

rolabrava

 

É provável que nos últimos 500 anos tenham sido extintas 183 espécies de aves. Cerca de 90 % das extinções já consumadas vitimaram espécies que habitavam em pequenas ilhas, mas há novas extinções em grandes zonas continentais devido principalmente à destruição dos habitats naturais quer para dar origem a culturas intensivas agrícola e de árvores de rápido crescimento, quer para criação de novas áreas urbanas destinadas à habitação, turismo e indústria.

 

Também se sabe que 40% das cerca de 10.000 espécies de aves ainda existentes estão num processo de declínio populacional.

 

As principais causas globais para o declínio e extinção das aves são, para além das más práticas agrícolas e desflorestação, a expansão alarmante de espécies exóticas invasoras, o abate e captura de aves vivas, a construção de grandes infraestruturas, proliferação de redes e outros artefactos de pesca e as alterações climáticas.

 

O presidente da Quercus, João Branco, refere que “É necessário que governo, autarquias e associações trabalhem juntos num esforço para preservar habitats ameaçados e restaurar habitats degradados para inverter esta tendência que aponta para uma extinção em massa de espécies no nosso planeta. Ainda é possível salvar muitas destas espécies, mas temos de agir já”.

 

Algumas espécies de aves em Perigo de Extinção global que existem em Portugal são a Águia-imperial (Aquila adalberti) e o Abutre-preto (Aegypius monachus).

 

 

Lisboa,5 de setembro de 2018

 

A Direção Nacional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza 

 

 

 

Links úteis:

https://www.birdlife.org/sites/default/files/attachments/BL_ReportENG_V11_spreads.pdf

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0006320718308012

 

Share
Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb