Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas

Portugal deve falhar meta de recolha de pilhas para 2016

 

pilhasCelebra-se hoje, dia 9 de Setembro, pela segunda vez o Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas, efeméride dedicada à sensibilização da população para a importância da recolha e reciclagem das pilhas. Nos últimos dois anos, Portugal viu evoluir a taxa de recolha de pilhas de 29%, em 2014, para 34%, em 2015, mas garantidamente não vai atingir a meta de 45% de recolha prevista pela legislação para 2016.

 

A Quercus, que foi a entidade que há cerca de 20 anos iniciou as primeiras operações de recolha de pilhas em Portugal, espera que esta situação seja corrigida, já tendo solicitado recentemente ao Ministério do Ambiente que tomasse medidas nesse sentido, nomeadamente através de um maior acompanhamento da atividade das entidades responsáveis pelas operações de recolha de pilhas, não se compreendendo que, em julho passado, apenas estivessem disponíveis no portal da Agência Portuguesa do Ambiente os dados referentes às recolhas de pilhas em 2013.

 

Entre algumas medidas que poderiam incrementar substancialmente a taxa de recolha de pilhas, deveria ser ponderada a introdução de um sistema de depósito que seria devolvido aos consumidores, mediante a entrega das pilhas usadas aquando da compra de pilhas novas.

 

Paralelamente, a par da reciclagem, deveria existir uma política de incentivo para a utilização de pilhas recarregáveis, as quais trazem grandes ganhos ambientais, podendo ser introduzidas medidas fiscais (através da Fiscalidade Verde) que deem um claro sinal aos consumidores no sentido de aderirem a esta prática mais sustentável.

 

Em resumo, as pilhas são um produto que tem elementos tóxicos na sua composição, como metais pesados, e cujo fabrico origina um importante consumo de recursos naturais, pelo que se deve promover a sua reutilização e reciclagem.  

 

Lisboa, 9 de setembro de 2016

 

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

Share
Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb