Amianto: Finalmente um assunto prioritário para o Governo

comunicado amianto junho2016Com o anúncio das medidas preconizadas pelo Governo para a reabilitação urbana em Portugal, foram anunciadas medidas de financiamento para a remoção de materiais com amianto em Escolas e nos locais considerados prioritários.

 

Quercus congratula o Governo pelas medidas anunciadas, bem como por ter classificado o Amianto como um assunto prioritáriodando cumprimento às recomendações do CESE - Comité Económico e Social Europeu no parecer publicado em 2015, bem como às diversas solicitações da Quercus para identificar e atuar nas situações classificadas como prioritárias.

 

A Quercus aproveita para recordar a importância de executar o Plano Nacional para o Amianto, que permita aferir o trabalho realizado no Levantamento aos edifícios públicos com amianto, bem como identificar todos os materiais contendo amianto, avaliar a exposição e todas as situações prioritárias.

 

Atendendo às intervenções anunciadas a Quercus apela para a necessidade das intervenções serem executadas com controlo e rigor, permitindo a remoção criteriosa dos materiais contaminados com fibras de amianto, sem que os espaços sejam contaminados devido à falta de cuidado e conhecimento de muitas empresas que realizam este tipo de tarefas.

 

A Quercus reforça, uma vez mais, a necessidade de regular o mercado de trabalho das empresas que removem amianto em Portugal, através da criação de um modelo de licenciamento e acreditação das empresas e dos trabalhadores envolvidos.

 

 

Lisboa, 17 de junho de 2016

A Direção Nacional da Quercus- Associação Portuguesa de Conservação da Natureza

Share
Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb