18 de Abril - Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Quercus assinala a data associando – se à inauguração do Geoparque Litoral de Viana do Castelo

 

No dia Internacional dos Monumentos e Sítios a Quercus aproveita para relembrar a importância da proteção e valorização do nosso património natural.

 

O uso racional e a conservação das nossas riquezas naturais é da responsabilidade de todos nós. Ao mesmo tempo, urgem políticas de ordenamento do território que permitam um equilíbrio harmonioso entre a conservação do património natural e as populações.

 

Neste contexto surge a inauguração do Geoparque Litoral de Viana do Castelo constituído por cinco novos monumentos geológicos. Estas cinco áreas revestem-se de excecional valor científico, onde minerais, fósseis, depósitos sedimentares e geoformas se constituem como verdadeiros documentos que registam a evolução da paisagem, e da biodiversidade, desde há mais de 500 milhões de anos.

 

A classificação destas cinco áreas como Monumentos Naturais Locais denotam a visão estratégica de desenvolvimento sustentado na valorização do elevado potencial de uso turístico e educativo da geodiversidade regional e da boa preservação destes recursos naturais do município de Viana do Castelo.

 

Durante esta semana, de 18 a 22 de Abril, decorrerá a V Semana da Terra de Viana do Castelo, com o Geoparque Litoral de Viana do Castelo em destaque e onde decorrerão diversas atividades e visitas a estes cinco novos monumentos naturais.

 

Mais Informações para consulta disponíveis em: http://www.cm-viana-castelo.pt/pt/agenda-cultural/semana-da-terra-de-viana-do-castelo-2016

 

Lisboa, 18 de Abril 2015

 

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

 

Share
Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb