Rubrica ambiental da Quercus na RTP1 “Minuto Verde” com imagem renovada a partir de hoje

Com quase 3500 conselhos ambientais transmitidos aos portugueses desde 2006, a rubrica ambiental “Minuto Verde”, apresentada pela Quercus aos dias úteis na RTP1, conta a partir de hoje, dia 1 de Julho, com uma nova identidade gráfica e trilha sonora.

O objetivo é tornar mais apelativo e moderno um formato que se estima chegar, diariamente, a 400 mil telespectadores, (sem considerar as transmissões nos canais internacionais da RTP).

Já há 13 anos em emissão contínua, o “Minuto Verde” pode ser visto de segunda a sexta-feira durante os programas “Bom Dia Portugal” (um pouco antes das 8h00, 9h00 e 10h00) e “Portugal em Direto” (a partir das 17h30), ambos na RTP1, estimando-se uma audiência de 400 mil telespectadores diários.

Em episódios de 60 segundos gravados previamente e apresentados por elementos da Quercus em cenários reais, a rubrica apresenta conselhos simples para reduzir a pegada ecológica no dia-a-dia, sensibilizando também para a importância de preservar os recursos naturais e os ecossistemas.

O Minuto Verde, um dos projetos mais antigos e reconhecidos da Quercus, é também utilizado frequentemente como recurso pedagógico por parte de escolas, empresas e outras entidades, sendo um caso raro de continuidade na televisão portuguesa dentro da temática ambiental.

Todos os episódios do Minuto Verde ficam disponíveis diariamente na plataforma RTP PLAY (http://www.rtp.pt/play/p55/minuto-verde) e na Quercus TV (www.quercustv.pt).

História

Em 13 anos de existência, a rubrica do Minuto Verde já realizou filmagens em todos os distritos de Portugal Continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, procurando, de forma descentralizada, mostrar os bons exemplos ambientais em todo o país.

O formato já inspirou também diversos projetos e iniciativas de educação ambiental.

Em 2019, o projeto “ECOMobilidade de Norte a Sul” da Quercus foi pré-selecionado, pelo Fundo Ambiental, prevendo, entre outros conteúdos, a realização de 18 Minutos Verdes sobre exemplos de mobilidade sustentável, um por cada distrito de Portugal Continental.

Em Novembro de 2017, a Quercus promoveu o projeto-piloto “O Minuto Verde Vai à Escola” apoiado pelo Fundo Ambiental, desafiando alunos do 8º ano do Ensino Básico a criar e apresentar os seus próprios “Minutos Verdes”.

Em Outubro de 2017, a Quercus lançou o livro do Minuto Verde, inspirado nos conselhos da rubrica, editado pela Casa das Letras, e distribuído em 1000 lojas a nível nacional, com o apoio da RTP.

Em Setembro de 2017, o Minuto Verde foi distinguido com o prémio “Mobilidade em Bicicleta”, atribuído pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.

Entre 2012 e 2015, graças à percepção de que o programa tinha uma audiência significativa em países de língua portuguesa através emissão da RTP África e RTP Internacional, foram realizados mais de 80 episódios especiais em 5 países lusófonos, com o apoio da CPLP e outras entidades: Cabo Verde e Moçambique (2012), São Tomé e Príncipe (2013), Angola (2014) e Timor-Leste (2015).

Lisboa, 1 de julho de 2019

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza