‘Minuto Verde’ da Quercus completa amanhã 9 anos de emissão na RTP, com mais de 2300 conselhos ambientais dados

Minuto Verde Será emitido amanhã, sexta-feira, 6 de março, o episódio número 2316 do Minuto Verde, rubrica televisiva de sensibilização ambiental produzida e apresentada, desde 2006, pela Quercus na RTP, sendo emitida todos os dias úteis no programa informativo das manhãs ‘Bom Dia Portugal’, com três repetições em cada emissão diária (ligeiramente antes das 8h00, 9h00 e 10h00).

Em episódios de 60 segundos previamente gravados, a rubrica transmite, através de uma linguagem direta e informal, simples conselhos ambientais de aplicação prática no dia-a-dia; divulga locais de grande relevância ecológica e mostra iniciativas que ilustram preocupações de sustentabilidade ambiental por parte de empresas, autarquias e demais entidades.

Emissão especial em dia de aniversário

No dia em que completa 9 anos nas manhãs da RTP, o Minuto Verde contará com uma emissão especial de três episódios diferentes, em que cada um dos três apresentadores analisará a evolução de três grandes áreas ambientais no nosso país nos últimos 9 anos: agricultura biológica, resíduos e energias renováveis.

Com quase 40 horas de conselhos emitidos desde o início, o Minuto Verde conquistou já um notável reconhecimento por parte do público e da sociedade em geral, que contacta habitualmente a Quercus com sugestões de filmagem e pedidos de esclarecimento. A rubrica é também utilizada como recurso pedagógico por parte de escolas e empresas.

O Minuto Verde tem uma audiência estimada de 500 mil telespectadores só em Portugal, um número que é largamente ultrapassado considerando que a rubrica é também emitida em diversos países pela RTP Internacional e RTP África.

Em termos de abrangência geográfica, o Minuto Verde já realizou deslocações a todos os distritos de Portugal Continental e também às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, procurando, de forma descentralizada, mostrar os bons exemplos ambientais e locais prioritários em termos de conservação da natureza em todo o país.

Parceria com a Direção Geral do Consumidor

Em 2015, a Quercus conta com um apoio da Direção Geral do Consumidor/Fundo do Consumidor para a realização de 24 episódios do Minuto Verde sobre temas relacionados com consumo responsável em diversas áreas do quotidiano. As gravações serão feitas de forma descentralizada, abrangendo todas as regiões de Portugal Continental e uma das Regiões Autónomas.

Minuto Verde nos PALOPS

A perceção da significativa audiência do Minuto Verde em países de língua portuguesa, através da RTP África e RTP Internacional, proporcionou a deslocação do programa, em 2012, a Cabo Verde e Moçambique; em 2013, a São Tomé e Príncipe e, em 2014, a Angola. No total, foram gravados 75 episódios nos quatro países, que permitiram mostrar os vários desafios ambientais que estes países enfrentam, sendo ainda uma útil ferramenta de educação ambiental para associações e escolas locais.

Estas deslocações, que contaram com o apoio da CPLP, Fundação Calouste Gulbenkian e várias empresas portuguesas, tiveram o acompanhamento dos respetivos Ministérios do Ambiente.

Em 2015, o Minuto Verde pretende continuar a apostar na ligação à realidade ambiental em países de língua portuguesa abrangidos pela emissão da RTP Internacional. Nesse sentido, está prevista uma deslocação a Timor-Leste, que contará também com o apoio da CPLP.

Lisboa, 5 de março de 2015


 

As emissões do Minuto Verde estão disponíveis para visualização em http://rtp.pt/play/p55/minuto-verde

 

Share
Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb