Quercus e Município de Melgaço celebram parceria para recolha de rolhas de cortiça e rearborização de área ardida

greencorkNo dia 23 de maio, pelas 11 horas, a Quercus e o Município de Melgaço assinaram um protocolo no âmbito do projeto Green Cork - reciclagem de rolhas de cortiça e lançaram o projeto de [re]arborização de uma área ardida de cerca 9 hectares na freguesia de Cousso, em Melgaço,  no âmbito do projeto Floresta Comum.

O Município de Melgaço associa-se à Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, através da celebração de um protocolo no âmbito do projeto Green Cork, que possibilitará a reciclagem de rolhas de cortiça e a aplicação do valor dessa cortiça em ações de [re]arborização com espécies autóctones da flora portuguesa, através do projeto Floresta Comum. A cerimónia da assinatura do protocolo teve lugar a 23 de Maio, no Solar do Alvarinho, em Melgaço, pelas 11 horas.

Esta parceria irá, a partir desta data, permitir o alargamento da recolha de rolhas de cortiça para reciclagem a restaurantes, produtores de vinho e escolas do concelho de Melgaço.  Durante a cerimónia, será distribuído um kit de reciclagem de rolhas de cortiça a cada um destes novos aderentes.

Neste mesmo dia, pelas 11h45m, foi lançada, simbolicamente, a [re]arborização de uma área ardida de 9,35 ha no lugar de Virtelo, freguesia de Cousso, estando a sua realização planeada para a próxima época plantação (Outono 2014 - Inverno 2015), com cerca de 9.000 árvores de espécies autóctones, na sua maioria sobreiros. A [re]arborização desta área é apoiada pelo Projeto Floresta Comum e conta com o apoio especial da campanha 100% Cork da Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR), a decorrer nos Estados Unidos.

Esta parceria resulta da operação realizada no âmbito da Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço, onde foram recolhidas cerca de 4.000 rolhas de cortiça durante os 3 dias do evento, sendo estas enviadas para reciclagem ao abrigo deste protocolo. Desta forma, todos os munícipes de Melgaço poderão contribuir para a [re]arborização das áreas ardidas no concelho, reciclando as rolhas de cortiça e apoiando, desta forma, as candidaturas que o Município de Melgaço realize à bolsa de árvores do projeto Floresta Comum.

A reciclagem das rolhas de cortiça possibilitará que o concelho de Melgaço invista no enriquecimento da sua paisagem natural, aumentando os seus níveis de biodiversidade, serviços de ecossistema e turismo de natureza.

Lisboa, 22 de maio, de 2014

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza
 
 
Share

Quercus TV

 

Espreite também a Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb