Quercus divulga os líderes em eficiência energética em Topten.pt com spots de vídeo inovadores

logo topten sem fundo copyCoincidindo com a atualização de oito categorias de produtos – mais de metade do total – o Projeto Topten.pt da Quercus lança hoje uma campanha de divulgação na internet, através de dois spots vídeo. Nos próximos sete dias, os mesmos estarão visíveis nas páginas online de dois jornais generalistas e, na primeira semana de Junho, na página online de um jornal desportivo.

Através de uma linguagem humorística, um grafismo apelativo e duas vozes conhecidas do público, a Quercus pretende levar os consumidores à consulta desta ferramenta online, disponível em www.topten.pt, que desde 2007 disponibiliza de forma imparcial os eletrodomésticos, equipamentos e automóveis líderes em eficiência energética do mercado português, num total de 11 categorias de produtos.

A produção destes spots de vídeo, da autoria da Quercus, contou com a colaboração voluntária de Luís Filipe Borges, apresentador de televisão também conhecido como ‘Boinas’, e de Cláudia Semedo, apresentadora de televisão, locutora e atriz, que gentilmente ‘emprestaram’ as suas vozes para a locução dos dois vídeos, cada um dirigido especificamente aos públicos masculino e feminino.

Esta campanha será também divulgada nos meios da Quercus na internet, nomeadamente no seu site oficial em www.quercus.pt, o site oficial do projeto Topten em www.topten.pt, em www.quercustv.pt e ainda nas redes sociais, em facebook.com/QuercusANCN e twitter.com/quercusancn.

Sobe número de máquinas de lavar roupa e loiça eficientes

Com esta atualização, a categoria das máquinas de lavar roupa passou a contar com 28 modelos, mais cinco do que anteriormente, organizados em duas subcategorias, num total de nove marcas presentes. A Miele, a Samsung e a Hoover são as mais representadas, registando a primeira nove modelos e as outras duas, quatro cada uma. À semelhança da última atualização, foram apenas incluídos modelos de classe energética A+++ e classe de centrifugação A.

No que respeita às máquinas de lavar loiça, passam a contar com 36 modelos (mais três do que anteriormente) distribuídos por um total de nove marcas. A Smeg é a mais representada, com 11 modelos, sendo seguida pela Siemens, Miele e AEG, com cinco cada. Só estão considerados modelos com classe energética A+++ e classe de secagem A.

Equipamentos de frio liderados pela Liebherr

Os equipamentos de frio, que no Topten.pt estão presentes em duas categorias (frigoríficos e arcas/congeladores), representam uma importante fatia do consumo doméstico de eletricidade, pelo facto de estarem em permanente funcionamento. É, portanto, fundamental investir em modelos que garantam uma maior eficiência na utilização, os quais podem ser conhecidos em www.topten.pt com esta recente atualização. Num total de 82 modelos, 11 subcategorias e 17 marcas, os frigoríficos são liderados pela Liebherr, com 21 modelos representados, seguindo-se a Siemens e a Bosch, com 11 modelos cada.

No que respeita às arcas e congeladores, organizados em cinco subcategorias e 11 marcas, a Liebherr é também o fabricante com mais modelos selecionados, registando 12 num total de 40. Seguem-se a Smeg, a Siemens e Tensai com quatro modelos cada.

É importante relembrar que nas quatro categorias anteriores (englobando portanto as máquinas de lavar roupa e loiça e as categorias de frio), a classe energética mais baixa disponível atualmente no mercado é a A+, pelo que uma compra eficiente deverá orientar-se sempre que possível para as classes superiores (A++ e A+++).

Há cada vez mais televisores eficientes

Com uma elevada presença e utilização na maioria das habitações, os televisores são outro grupo de produtos recentemente atualizados, por estarem em permanente aperfeiçoamento, passando agora a contar com 140 modelos no total, subdivididos em seis subcategorias. Do total das oito marcas presentes, a Philips, a LG e a Panasonic são as mais representadas, com 46, 39 e 23 modelos respetivamente.

A proximidade do Mundial de Futebol no Brasil é uma das razões para a atualização desta categoria, a par do lançamento da campanha online do Topten.pt.

Ar condicionado passa a incluir tipologia multi-split

Com a aproximação da estação quente, prevê-se a habitual corrida aos aparelhos de ar condicionado. Tendo esta categoria sido também agora atualizada, a Quercus apela aos consumidores no sentido de consultarem atentamente os equipamentos mais eficientes atualmente disponíveis no mercado português. Deste modo, passam a estar disponíveis para consulta um total de 67 equipamentos de aquecimento e arrefecimento. Esta seleção conta agora com a recém-criada subcategoria dedicada aos aparelhos multi-split, que permitem uma ou mais unidades interiores para uma única exterior. Esta vem juntar-se às duas subcategorias principais já existentes, para as tipologias de mural e de chão. A Samsung e a Mitsubishi Electric ocupam os dois primeiros lugares das marcas mais representadas, com 17 e 15 modelos, respetivamente, seguidas pela Daikin e a Hitachi, ambas com 13.

71 modelos de automóveis eficientes

Procurando ajudar os portugueses a selecionar os modelos de automóveis que consomem menos combustível, têm menos emissões de dióxido de carbono e de outros poluentes e ainda apresentam menores níveis de ruído, esta categoria identificou 71 modelos de 21 marcas, sendo as mais representadas a Toyota, com 11 modelos e a Volvo e Citroën, com 7 cada uma.

Esta categoria foi também recentemente atualizada, em Abril, a par da categoria dedicada aos monitores, por sua vez renovada no mês anterior.

selo topten.jpg57% das marcas já aderiram ao Selo Topten

Através do Selo Topten, criado pela Quercus e disponibilizado gratuitamente a todas as marcas com produtos distinguidos em www.topten.pt, é mais fácil identificar os líderes em eficiência energética em comercialização.

Das 49 marcas atualmente presentes nestas recentes atualizações do Topten, 28 já aderiram a este Selo, que pode ser afixado diretamente nos equipamentos ou nos respetivos materiais promocionais.

O Selo Topten é atribuído mediante adesão voluntária das marcas, podendo ser ou não renovado a cada atualização das várias categorias de produtos.

Lisboa, 20 de maio de 2014

A Direção Nacional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

O Topten.pt está inserido no Euro-Topten Max, um projeto europeu financiado pelo Intelligent Energy Europe, que reúne 21 parceiros de 18 países com o intuito de mostrar aos consumidores que estes têm um papel ativo no combate às alterações climáticas, através das escolhas que fazem no seu dia-a-dia em termos de impacto ambiental. Esta pretende ser também uma ferramenta de pressão junto dos fabricantes, para incentivar a uma melhoria contínua dos equipamentos à venda no mercado. Em Portugal, o projeto é gerido pela Quercus e apoiado pela ADENE – Agência para a Energia, podendo ser consultado em www.topten.pt.