Eleições Europeias 2014: Quercus reúne com candidatos ao Parlamento Europeu e apresenta propostas para agenda ambiental europeia interventiva

european-unionNa última semana de campanha para as eleições europeias do próximo dia 25 de Maio, a Quercus termina a sua ronda de reuniões com os candidatos dos partidos portugueses concorrentes ao Parlamento Europeu.

Com a crise económica e financeira que afetou a Europa nos últimos anos, confirmaram-se as expectativas de uma menor aposta em práticas ambientais sustentáveis de médio/longo prazo. Também o menor destaque dado às questões ambientais, de uma forma geral, fez com que aos olhos do grande público alguns problemas tão graves como as alterações climáticas, a perda global de biodiversidade ou a sobre-exploração dos recursos naturais, não fossem encarados com a devida seriedade e preocupação. Ainda que os decisores continuem a pretender ignorar os efeitos que todos estes problemas ambientais vão ter no futuro da Europa, é chegada a hora de os cidadãos europeus exigirem que os seus representantes e governantes assumam de uma vez por todas que adiamentos a este nível apenas levarão a piores consequências no futuro.

Assim, e à semelhança de eleições anteriores, a Quercus solicitou reuniões com todos os partidos portugueses concorrentes às eleições europeias, tendo em vista analisar e debater alguns dos temas prioritários em matéria de política ambiental na União Europeia. Deste modo, ao longo das últimas semanas, foi possível sensibilizar e trocar opiniões com os vários candidatos sobre diversos temas ambientais estruturantes tais como a conservação da natureza e a biodiversidade, as alterações climáticas, a qualidade do ar, os transportes, os resíduos, a floresta e a agricultura.

Até ao momento foram realizadas reuniões com o Partido Ecologista “Os Verdes”, com o Partido Socialista, com o Bloco de Esquerda, com o Partido Comunista e com o Partido da Terra, seguindo-se esta semana uma reunião com a Aliança Portugal (PSD/PP). Nestas reuniões, para além do debate e do compromisso que tem sido pedido a todos os candidatos relativamente aos temas do Ambiente, tem sido entregue um documento elaborado pela Quercus, onde se sintetizam as principais preocupações da Associação ao nível das suas áreas de trabalho, o qual se espera vir a contribuir para uma agenda ambiental europeia mais atenta e interventiva.

Lisboa, 19 de maio de 2014

A Direção Nacional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

 

 

 

Share

Quercus TV

 

Espreite também a Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb