Quercus, Coagret e Pena Aventura Park assinalam o Dia Mundial do Ambiente com Jornada pelo Rio Tâmega sem Barragens

Cartaz Tamega Livre de Barragens

O Dia Mundial do Ambiente, que se assinala a 5 de Junho, será celebrado através de uma Jornada no Rio Tâmega, junto à Ponte de Arame, em Ribeira de Pena. Esta ponte situa-se precisamente junto à Estação dos caminhos-de-ferro da extinta Linha do Tâmega, simbolizando o património que irá desaparecer de forma irreversível com a construção das barragens da "Cascata do Tâmega".

Esta ação, promovida pela Quercus, a Coagret e o Pena Aventura Park, pretende envolver a população num protesto simbólico contra o forte impacto ambiental da construção das barragens da "Cascata do Tâmega", que há muito denunciamos. Em causa está a destruição de carvalhais autóctones, de sobreirais (árvore protegida e símbolo nacional) e sérios impactos sobre espécies de fauna protegida, como o Lobo-ibérico, em risco de desaparecer na região do Marão-Alvão.


O Rio Louredo, cuja região tem evidenciado uma pujante atividade económica relacionada com o turismo de Natureza, será também fortemente afetado, pondo em causa o desenvolvimento local.


Por outro lado, os custos sociais da construção destas barragens são já bem visíveis, nomeadamente entre aqueles que já começaram a sentir os efeitos do esbulho das suas terras, casas e meios únicos de subsistência, quando confrontados com a venda coerciva e/ou a ameaça de expropriações, com valores de referência situados no intervalo de 0.80€ (oitenta cêntimos) e 1.32€ (um euro e trinta e dois cêntimos) / m2 (por metro quadrado) de superfície, um valor inacreditavelmente reduzido, em que um metro quadrado é vendido ao preço de uma alface!


Toda a região do Alto Tâmega será privada do usufruto das praias fluviais existentes, bem como da utilização da massa de água para desportos aquáticos. O Rio, que actualmente a todos pertence e todos podem utilizar, passará a ser propriedade privada da espanhola IBERDROLA.


A belíssima paisagem será irreversivelmente afetada, bem como o modo de vida das populações.


Por todas estas razões, lançamos o apelo para que, amanhã, 5 de Junho - Dia Mundial do Ambiente - se juntem a nós nesta jornada PELO RIO TÂMEGA LIVRE DE BARRAGENS.



Lisboa, 4 de Junho de 2013


A Direção Nacional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

A Direção do Núcleo Regional de Vila Real da Quercus

 

 

 

 

 

Share

 

Quercus TV

 

 

                            

 

Mais vídeos aqui.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb