Novo projeto apoiado pelo Programa Life+ da União Europeia vai recuperar Bosquetes de Teixo da Serra da Estrela e da Peneda-Gerês

teixoFoi aprovado o projeto LIFE TAXUS – Restaurar bosquetes de teixo [9580* Florestas mediterrânicas de Taxus baccata], co-financiado pelo Programa Life+ da União Europeia, cujo objetivo central consiste em conservar e aumentar a área de ocupação deste habitat prioritário em Portugal.

 

Os bosquetes de teixo (Taxus baccata) são um habitat prioritário ameaçado pelo fogo, o corte, o pastoreio e a invasão de espécies exóticas, pelo que o projeto pretende contribuir para a recuperação deste habitat nos únicos dois sítios onde ainda existe em Portugal: os Sítios de Importância Comunitária Peneda-Gerês e Serra da Estrela. Também se pretende sensibilizar os cidadãos para a necessidade de preservar um habitat florestal muito raro e extremamente vulnerável aos efeitos das alterações climáticas.

 

As ações decorrerão em terrenos do Estado, sob administração do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e em terrenos baldios, propriedade das comunidades locais, entre 2013 e 2016.

 

Lisboa, 5 de julho de 2013

 

A Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

 


 

Curiosidades sobre o teixo:

O teixo era uma árvore sagrada para os povos antigos, que a consideravam um símbolo de imortalidade e da ressurreição. Existe mesmo uma lenda segundo a qual a cruz onde Jesus Cristo foi cruxificado era feita de Teixo, o que a torna num instrumento simbólico da ressurreição e da imortalidade do Filho de Deus. No período da cristianização, edificaram-se igrejas junto aos teixos para fazer com que as gentes deixassem os ritos pagãos.


Sendo o teixo uma planta venenosa (à exceção do arilo carnudo), existem registos de que os guerreiros dos povos antigos da Península Ibérica, nomeadamente os lusitanos, se suicidavam mascando as folhas de teixo para não serem capturados pelas legiões romanas. Do teixo também se extrai o taxol, substância utilizada no tratamento do cancro e que só muito recentemente é sintetizada laboratorialmente.


Em alguns locais da Península Ibérica permanecem ainda muitos teixos junto a igrejas e a árvore ainda está muito ligada aos nomes de pessoas e povoações: "Teixeira, Teixeda, Teixeiró, Teixelo, Teixinha, Teixoso, Teixo. Teixugueira.

Share

Quercus TV

 

Espreite também a Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb