Quercus divulga em www.topten.pt os equipamentos líderes em eficiência energética no mercado

toptenA Quercus, através do Projeto Topten.pt, atualizou recentemente cinco das onze categorias de produtos presentes em www.topten.pt, uma ferramenta que permite aos consumidores estarem a par dos equipamentos com melhor desempenho energético atualmente no mercado. Foram agora atualizadas as categorias relativas aos automóveis, frigoríficos, arcas e congeladores, máquinas de café e impressoras/multifunções. Aproximando-se a época do Natal, em que habitualmente aumenta o consumo deste tipo de produtos, a Quercus aproveita esta atualização para apelar a uma compra criteriosa, que tenha sempre em consideração os dados de consumo energético do equipamento a adquirir, o qual terá impacto na despesa decorrente da sua utilização.

Automóveis

A categoria dos automóveis conta agora com um total de 70 modelos, distribuídos por 20 marcas (Toyota, Ford, Lexus, Citroen, Volvo, Peugeot, Renault, Skoda, Volkswagen, Honda, Opel, Seat, BMW, Fiat, Mitsubishi, Smart, Chevrolet, Mazda, Mercedes, Nissan), sendo a Toyota e a Ford as que reúnem mais modelos. Com esta atualização, a categoria passou a contar com mais um automóvel elétrico, perfazendo um total de 9 modelos desta natureza.

Categorias de frio

As categorias de frio foram também atualizadas, sendo estes equipamentos particularmente grandes consumidores de energia numa habitação, o que reforça a importância de se optar por modelos de elevada eficiência energética.

No que respeita aos frigoríficos, esta categoria encontra-se dividida em 11 subcategorias, em função da posição do congelador (em cima, em baixo ou de lado), ou ainda de acordo com o tipo de instalação (livre ou de encastre). É ainda feita a distinção entre modelos A+++ e A++, bem como a comparação com os modelos menos eficientes disponíveis no mercado que são, neste caso, os de classe A+. Ao todo, contabilizam-se 73 modelos de frigoríficos, distribuídos por 16 marcas (Liebherr, Bosch, Siemens, Fagor, Smeg, Electrolux, IKEA, Gaggenau, Panasonic, Hotpoint-Ariston, Hoover, Balay, LG, Samsung, AEG e DeDietrich). A Liebherr e a Bosch são as marcas mais representadas. Refira-se ainda que os frigoríficos combinados são a tipologia que mais oferece modelos de classe energética A+++.

Ainda no segmento do frio, as Arcas e Congeladores foi outra categoria atualizada. Os equipamentos encontram-se organizados em 6 subcategorias, dependendo da tipologia (arca ou congelador) e do tipo de instalação do congelador (livre ou de encastre). Também aqui é feita a distinção entre modelos de classe A+++ e A++, comparando-os com os menos eficientes no mercado (de classe A+). A categoria apresenta ao todo 37 modelos, distribuídos por 10 marcas (Liebherr, Tensai, Siemens Miele, Fagor, Smeg, AEG, Gaggenau, Bosch e Balay), sendo a Liebherr e a Tensai são as mais representadas.

Máquinas de café

Assumindo-se como um equipamento cada vez mais comum nas habitações portuguesas, as máquinas de café são a segunda mais recente categoria lançada pelo Topten.pt, tendo também sido novamente atualizada. Encontra-se organizada em duas subcategorias (máquinas automáticas e máquinas de cápsulas), conta com um total de 24 modelos e 5 marcas (Krups, DeLonghi, Philips Saeco, Siemens e Nespresso). A Krups e a DeLonghi são as mais representadas.

Impressoras e multifunções

Por último, a categoria de impressoras e multifunções, que se encontra incorporada no item 'Equipamento de escritório', viu também os seus modelos atualizados, contando com 5 subcategorias para as impressoras e 7 para as multifunções. As duas perfazem um total de 113 modelos, distribuídos por 11 marcas (Canon, Ricoh, Samsung, HP, Brother, Epson, OKI, Lexmark, Olivetti, Develop e Konica Minolta). A Canon, a Ricoh e a Samsung são as mais representadas. No que respeita às multifunções, foram ainda criadas duas novas subcategorias para multifunções laser (quer monocromáticas, quer a cores) com velocidades de impressão entre 41 e 100 ipm (imagens por minuto), pretendendo-se assim alargar o âmbito doméstico dos modelos apresentados até agora também ao sector terciário, nomeadamente escritórios.

Em todas as categorias, são apresentados os critérios de selecção dos modelos, bem como conselhos relacionados com a compra, a instalação, a utilização, a limpeza e a manutenção, de modo a ajudar os consumidores na selecção e utilização de equipamentos mais eficientes nas suas casas.

Além da consulta da página www.topten.pt, o consumidor poderá conhecer os modelos mais eficientes no mercado em cada categoria através do Selo Topten, ao qual já aderiram 42 fabricantes, afixando-o voluntaria e gratuitamente nos respetivos equipamentos nas superfícies de venda e ainda nos sites das marcas.

Lisboa, 1 de dezembro de 2013

A Direção Nacional da Quercus Associação Nacional de Conservação da Natureza

O Topten.pt está inserido no Euro-Topten Max, um projeto europeu financiado pelo Intelligent Energy Europe, que reúne 21 parceiros de 18 países na tentativa de mostrar aos consumidores que estes têm um papel ativo no combate às alterações climáticas, através das escolhas que fazem no seu dia-a-dia em termos de impacto ambiental. Esta pretende ser também uma ferramenta de pressão junto dos fabricantes, para incentivar a uma melhoria contínua dos equipamentos fabricados.

Em Portugal, o projeto é gerido pela Quercus e apoiado pela ADENE – Agência para a Energia, podendo ser consultado em www.topten.pt

Mais vídeos aqui.