Caniçal na Lagoa Pequena vai ser restaurado

Três anos após a SIMARSUL ter subscrito com a Quercus um compromisso de redução e compensação da pegada ecológica, os resultados estão à vista com uma melhoria da eficiência energética na atividade da empresa, para o ano de 2010. No decorrer deste terceiro ano de implementação, a Quercus tem vindo a colaborar na avaliação da pegada associada à atividade da SIMARSUL, no acompanhamento da implementação do plano de redução e na compensação de parte do impacte da sua atividade.

 

Esta última tem-se centrado no investimento em “capital natural”, num projeto de conservação e melhoria de ecossistemas aquáticos, implementado na Lagoa Pequena (área integrada na Rede Natura 2000, que se liga com a Lagoa de Albufeira), em Sesimbra.

 

Na comparação do cálculo da pegada, entre os anos de 2009 e 2010, constata-se que existe um decréscimo na pegada ecológica em cerca de 17,6%, para o qual contribuíram, em grande medida: a redução do consumo energético e o incremento do investimento em energias renováveis. Este aspeto, aliado ao facto de a população servida pelas infraestruturas da SIMARSUL ter aumentado cerca de 250.000 habitantes, em 2009, para cerca de 331.000 habitantes em 2010, significa que a empresa apresentou uma evolução muito positiva ao nível da eficiência na utilização dos recursos necessários à sua atividade.

 

Ao nível do investimento em “capital natural”, decorrente da intervenção na Lagoa Pequena, foram realizadas e estão em curso ações de conservação ativa, nomeadamente a gestão e o controle do caniço (para promover um balanço ideal nos mosaicos de comunidades para que coexistam dois grandes tipos habitats diferentes dentro da Lagoa da Estacada: superfícies de águas abertas sem populações de plantas aquáticas emergentes, mas com vegetação submersa como fonte de alimento para as aves aquáticas; e populações palustres em águas rasas para refúgio das aves), a construção de um dique entre a Lagoa Pequena e Lagoa da Estacada, a conservação e incremento do salgueiral paludoso, a criação de ilhas flutuantes e a instalações de percursos e observatórios para apoio à visitação, essenciais para a correta interpretação dos habitats e espécies de fauna, assim como melhoria da fruição dos valores ambientais por parte de visitantes.

 

Complementarmente, e a nível interno, a SIMARSUL implementou ações para redução do impacte ambiental, através da continuada formação dos colaboradores, visando a melhoria nas práticas da gestão de resíduos, ações de sensibilização, diagnóstico energético e investimento em energias renováveis. Externamente, a SIMARSUL em parceria, promoveu ações de sensibilização públicas junto da comunidade, promovendo uma maior consciencialização da população para a importância da poupança de água, a eficiência energética e a preservação da biodiversidade.

 

Lisboa, 6 de Outubro de 2011

 

- - - - -

 

A SIMARSUL – Sistema Integrado Multimunicipal de Águas Residuais da Península de Setúbal, S.A., constituída em 8 de Novembro de 2003, é uma sociedade anónima que tem como acionistas a Águas de Portugal - SGPS, S.A. e os Municípios de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal. O Sistema Multimunicipal abrange uma área total de 1.450 km2 e prevê a construção e beneficiação de um conjunto de infraestruturas que permitirão aumentar o nível de atendimento em drenagem e melhoria do tratamento de águas residuais da população da Península de Setúbal, contribuindo, assim, para preservar a qualidade do ambiente e dos recursos hídricos e melhorar a qualidade de vida na região. 

 

Este modelo tem por base um Plano de Investimentos, em construção, de 183,5 milhões de euros, o qual é financiado por Fundos Comunitários, nomeadamente através do Fundo de Coesão II, no valor de 73 milhões de euros, com 65% de comparticipação, do FEDER, no valor de 4 milhões de euros e com 52,6% de comparticipação, e do QREN, no valor de 28 milhões de euros com 53,3% de comparticipação, já aprovada pelas autoridades nacionais.

 

 

 

Share

Quercus TV

 

Espreite também a Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb