Quercus lançou novo site do Projecto Ecocasa

Aproveitando as comemorações do Dia Mundial da Terra, que se celebrou no dia 22 de Abril, a Quercus inaugurou o novo site do Projecto Ecocasa, que já pode ser consultado em www.ecocasa.pt.  Neste portal, mais moderno e funcional, pode ser encontrada informação detalhada sobre diversas áreas do quotidiano de modo a incentivar o cidadão comum a tomar decisões vantajosas do ponto de vista financeiro e ambiental.

 

Seja imediatamente no dia-a-dia ou a médio/longo prazo, o incentivo a uma alteração de comportamentos que se traduza em práticas mais sustentáveis nos vários quadrantes da rotina diária é o grande propósito do site Ecocasa. Neste momento, encontram-se disponíveis conteúdos nas áreas da Energia e da Construção Sustentável, sendo que brevemente poderão ser consultadas mais duas categorias: Água e Mobilidade.

 

Relativamente às duas áreas já publicadas, em Energia pretende-se informar o cidadão sobre como reduzir a sua factura energética, anulando desperdícios e aumentando a eficiência nos hábitos diários de consumo. Esta secção conta ainda com informação sobre as diversas tecnologias de energias renováveis/alternativas que já se encontram disponíveis no mercado para aplicação numa casa ou edifício.

 

Em Construção Sustentável, é dado um conjunto de orientações para quem esteja a construir uma habitação ou pretenda melhorar a componente construtiva de uma habitação já existente. Desde o correcto isolamento das superfícies à orientação da moradia/edifício, passando pela climatização passiva, os conselhos dados pretendem ser ferramentas úteis para melhorar a eficiência energética da habitação.

 

Uma componente inédita neste novo site Ecocasa são os vários simuladores que permitem fazer uma estimativa das poupanças energéticas e financeiras possíveis através da introdução de dados reais associados à substituição de lâmpadas incandescentes e de halogéneo por lâmpadas fluorescentes compactas, comparação de electrodomésticos e equipamentos, e anulação de consumos de standby e off-mode. Nesta secção é possível simular ainda a aquisição de equipamentos de energias renováveis/alternativas e perceber os benefícios energéticos e económicos destes investimentos.

 

O site conta ainda com outras áreas informativas como o calendário de divulgação de eventos internos e externos relacionados com os temas chave do projecto; o espaço juvenil “Sabe mais sobre Energia”, para a sensibilização dos mais novos e uma área dedicada ao projecto EcoFamílias, que já passou por duas edições e alcançou um reconhecimento público notável.

 

Projecto Ecobrigadas – Sessão informativa hoje, às 18h30, em Fafe

 

No Dia Mundial da Terra, a Quercus realizou também, no âmbito do Projecto EcoBrigadas, uma sessão de informação ao público sobre o  tema “Poupar Energia em Casa”, na Biblioteca Municipal de Fafe, pelas 18h30. Esta palestra esteve inserida na passagem do projecto pelo distrito de Braga, o quarto a receber as EcoBrigadas. O próximo será Vila Real, já na semana de 4 a 8 de Maio, onde se realizará também uma sessão informativa ao público logo no dia 4, às 21h, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Peso da Régua.

 

Todos os que se assistirem às palestras do Projecto EcoBrigadas terão direito a levar para casa uma tomada com corte de corrente. Este projecto é financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu. No site oficial do projecto em http://www.ecocasa.pt/ecobrigadas.php podem ser encontradas mais informações.

 

Lisboa, 22 de Abril de 2009

 

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

 

 

Share

Quercus TV

       

 

Espreite também o Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb