Escolha o Monitor LCD MAIS AMIGO DO AMBIENTE em www.topten.pt

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza no âmbito do Projecto Topten (www.topten.pt) desenvolvido em parceria com a EDP, adiciona hoje, dia 8 de Outubro, mais uma categoria de produtos.´Estará assim disponível no site a primeira categoria de equipamentos de escritório: os Monitores com melhores desempenhos energéticos.

Com a categoria “Monitores” é lançada uma nova área no site Topten, Equipamentos de Escritório. Na lista apresentada são enumerados os modelos de monitores, mais eficientes em termos de consumo de energia, disponíveis no mercado português.

A análise dos equipamentos foi efectuada com base em sistemas de certificação europeus, nomeadamente o Programa de Requisitos para Monitores de Computadores do sistema de certificação Energy Star e a regulamentação TCO (sistema de certificação Sueco para material de escritório). Os aparelhos de acordo com estes sistemas de classificação, foram testados pela agência de energia Suíça e foram estabelecidos critérios ainda mais restritos para poderem integrar os rankings desta categoria.

À área da informática, atribui-se 7% do consumo total de energia eléctrica no sector doméstico, sendo por isso importante escolher equipamentos eficientes e de baixo consumo. Ao optar por um monitor LCD mais eficiente, o utilizador poderá estar a consumir menos de metade da energia que consumiria um modelo não eficiente.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), 40% das famílias portuguesas já possuam computador pessoal. A escolha no acto de compra é muito importante para reduzir o consumo do equipamento durante o tempo de utilização, que é em média de 8 anos. Outro factor tido em conta na elaboração do Topten Monitores foram os consumos de standby e/ou off-mode, que pode ser significativo neste tipo de aparelhos.

Os consumidores devem procurar e exigir equipamentos que consumam menos energia. A tecnologia tem evoluído nesse sentido, mas existe ainda muito a fazer e por isso tem de haver pressão sobre os produtores e representantes das marcas para que estes invistam no desenvolvimento de aparelhos mais eficientes, promovendo assim a poupança de energia e recursos.

Lisboa, 8 de Outubro de 2008

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza