PESCANOVA em Mira | QUERCUS e Ambientalistas da Galiza Alertam para os Pecados Ambientais do empreendimento

Activistas da QUERCUS e de algumas associações galegas, nomeadamente ADEGA e Plataforma Vizinhal de Corrubedo, que têm acompanhado as consequências ambientais de projectos aquícolas, desenvolverão uma acção de alerta no próximo Sábado dia 24 de Novembro entre as 10:30 e as 12:00 horas nos terrenos junto à Praia de Mira onde a PESCANOVA está desenvolver o Projecto Aquícola de Engorda de Pregado.

 

Num cenário de cerca de 100 hectares de floresta arrasada, com dunas e solos mobilizados e maquinaria pesada presente no terreno, a QUERCUS irá colocar 5 bidões de cores diferentes, em alusão aos tanques de engorda que serão instalados e representando os cinco pecados ambientais deste projecto PIN em Rede Natura 2000. Os ambientalistas da ADEGA presentes nesta iniciativa estarão disponíveis para testemunhar as consequências ambientais negativas dos projectos aquícolas que a PESCANOVA tem desenvolvido na Galiza.

 

O que está em causa?

O Projecto Aquícola de Engorda de Pregado da Pescanova classificado como PIN (Potencial Interesse Nacional) está a ser desenvolvido no Sítio de Rede Natura 2000 “Dunas de Mira, Gândara e Gafanhas”. A Quercus está a contestar em tribunal a venda do terreno por parte da Câmara Municipal de Mira à PESCANOVA e já interpôs uma providência cautelar em tribunal para evitar que a obra continue a degradar os habitats naturais existentes. O projecto está a ser implementado em Rede Natura 2000 onde existem três habitats prioritários em termos de conservação, em zona desafectada do Perímetro Florestal e da Reserva Ecológica Nacional e condicionada pelo Plano Director Municipal de Mira como Espaço de Salvaguarda Estrita.

 

Como chegar?

Sair da A1 em Coimbra SUL; Em Coimbra, direcção estação Coimbra-B; Direcção Figueira da Foz – EN 111; Em Cidreira/Geria, direcção Cantanhede/Mira – EN 234-1; Em Cantanhede, direcção Mira – EN 234; Em Mira, direcção Praia de Mira; Chegados mesmo à entrada da Praia de Mira, numa rotunda em zona de pinhal, virar à esquerda, seguir para SUL (Tocha/Quiaios/Figueira da Foz), por uma estrada em pinhal; Chegados à margem sul da Barrinha de Mira (clube náutico), e em frente ao camping Orbitur, virar à esquerda, para SUL.; Seguir a estrada em direcção a Tocha/Quiaios/Figueira da Foz durante cerca de 5-6km, até chegar a uma rotunda com um BARCO no centro. Aqui é já visível o local de obras da Pescanova, à direita. NOTA: É possível sair da A1 em Coimbra NORTE, seguir as indicações Figueira da Foz  EN 111 até Cidreira/Geria. Contactos: António Campos – 968688246.

 

 

Lisboa, 22 de Novembro de 2007

 

 

 

Share

 

Quercus TV

 

 

                            

 

Mais vídeos aqui.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb