Projecto eHco | Quercus divulga em Vila Real Boas Práticas para a Construção de Edifícios

Já se imaginou a viver numa casa ecológica, construída e utilizada de forma sustentável para o ambiente?

 

E com economia de custos de construção e de utilização? Para ajudar a passar do sonho à realidade, a Quercus, Associação Nacional de Conservação da Natureza, criou uma estrutura modular, semelhante a um quiosque de rua, com materiais de baixo impacte ambiental, como a cortiça e a madeira, e auto-suficiente quanto ao consumo de energia.

Depois de ter sido apresentado na Feira Internacional de Construção – Concreta 2007, na Exponor, este “quiosque” encontra-se em digressão pelo país, chegando a Vila Real no próximo dia 20 de Novembro, onde ficará patente ao público até ao início de Dezembro, na Avenida Carvalho de Araújo.

No dia 22 de Novembro, pelas 10h00 será realizada uma apresentação pública do Projecto eHco ao Exmo Sr. Presidente da Camara de Vila Real, e este falará sobre as preocupações daquele Município no que respeita à construção de edifícios.

 

Soluções ecológicas e eficientes

 

Durante a sua permanência, será divulgada junto do público informação sobre materiais de construção mais ecológicos, e sobre soluções para uma construção mais eficiente do ponto de vista energético e do uso de água. O próprio “quiosque” pretende demonstrar as possibilidades que a construção sustentável oferece para promover o bom uso e a economia de recursos finitos, com redução da poluição, melhorando a qualidade do ar interior e o conforto dos utilizadores. O Projecto eHco pretende promover a poupança do recurso água e divulgar a utilização de equipamentos que funcionam à base de energia renovável para satisfazer as nossas necessidades energéticas.

 

Construção: um sector que precisa de mudar

 

O sector da construção em Portugal é responsável por um elevado consumo de recursos naturais e de energia (representando 20% da energia total do País, atingindo valores mais elevados nos grandes centros urbanos). Este sector produz grandes quantidades de resíduos e de emissões de CO2, sendo fundamental fazê-lo evoluir de uma outra forma. O Projecto eHco enquadra-se numa campanha que alerta para a necessidade de os edifícios serem menos poluentes, tanto na fase de construção como na de utilização. Espera-se motivar a população, e em particular os técnicos de construção, para que, ao construir e utilizar um edifício, sejam sempre consideradas medidas que reduzam o consumo de energia, de água e de outros recursos naturais, contribuindo para a melhoria dos indicadores de sustentabilidade do sector.

 

Este projecto é uma iniciativa do Núcleo de Lisboa da Quercus, sendo a sua apresentação local feita em colaboração com o Núcleo da Quercus de Vila Real e com o apoio da Câmara Municipal de Vila Real. Depois de Vila Real seguirá para Aveiro.

 

 

Lisboa, 16 de Novembro de 2007

 

A Direcção do Núcleo Regional de Lisboa da Quercus

 

 

 

Share

 

Quercus TV

 

 

                            

 

Mais vídeos aqui.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb