Cidades pelo Clima. QUERCUS REÚNE COM CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza reúne hoje, quarta-feira, dia 6 de Dezembro, com a Câmara Municipal do Porto pelas 16h, para falar especificamente sobre o esforço extremamente relevante que esta autarquia poderá ter no combate às alterações climáticas. A reunião terá lugar nos Paços do Concelho, estando presentes por parte da Câmara Municipal o Vice-Presidente, Dr. Álvaro Castello-Branco e por parte da Quercus, Francisco Ferreira e Rita Antunes, responsáveis na associação pela temática das alterações climáticas.

Este trabalho de reduzir significativamente as emissões associadas à área do concelho e envolvente, pode ser conseguido através das capacidades de licenciamento da câmara e de intervenção em diversos domínios em particular no que respeita à mobilidade, mas também através do esforço próprio nas actividades do município. Esta iniciativa, no entender da Quercus, poderá ser coordenada com outras cidades à escala mundial e que o fizeram através do denominado Grupo de Grandes Cidades Líderes pelo Clima apoiado também pela Fundação Clinton, tais como Londres, Paris, Madrid, São Paulo, Nova Deli e Los Angeles.

Em causa está o desenvolvimento de uma política municipal que aposte ao nível das diferentes actividades de uma cidade, na conservação de energia, na eficiência energética e nas energias renováveis, proporcionando menores emissões de gases de efeito de estufa.

A selecção deste município prende-se com o efeito regional multiplicador que pode gerar, para além do papel no desenvolvimento de medidas em áreas como a conservação de energia em edifícios e os transportes.

O trabalho envolve a quantificação das emissões à escala local, o estabelecimento de metas de redução e respectivos prazos, a selecção das medidas mais custo-eficazes e os mecanismos de acompanhamento e monitorização. O papel das Agências de Energia de ambos os municípios deverá ser crucial.

Infelizmente o Programa Nacional para as Alterações Climáticas aprovado pelo Governo no passado mês de Agosto esqueceu um diálogo e uma interacção com as autarquias que são um elemento crucial em termos de políticas e medidas e que por isso devem entrar tão rapidamente quanto possível na coordenação e execução das múltiplas medidas presentes no Programa e de outras que podem perfeitamente vir a ser acrescentadas.

O objectivo é que em Setembro de 2007 o município tenha um plano preliminar para discussão pública com as principais medidas que se propõem vir a implementar. As medidas na área das alterações climáticas permitirão melhorias significativas também noutras áreas ambientais, nomeadamente ao nível do ordenamento do território, da qualidade do ar e ruído.

A Quercus dispõe-se a colaborar activamente com a autarquia do Porto, bem como com outros municípios interessados, na implementação dos objectivos a traçar, dentro das capacidades limitadas da associação.

Igual pedido de reunião foi efectuado junto da Câmara Municipal de Lisboa, estando-se ainda a aguardar uma resposta.