Quercus e Natiris celebram protocolo para a criação de micro-reservas biológicas

A Quercus e a empresa Natiris assinam hoje um protocolo de colaboração plurianual com vista à criação e gestão de micro-reservas biológicas. No ano de 2006 o apoio financeiro da Natiris é destinado a apoiar a preservação da Linaria ricardoi, planta endémica de Portugal que se encontra em perigo crítico de extinção. Esta iniciativa insere-se no projecto de criação de uma rede de micro-reservas biológicas que a Quercus está a desenvolver através do apoio do Fundo Quercus Para a Conservação da Natureza.

 

O que é uma micro-reserva?

Por todo o território nacional, existem elementos do património natural descontínuos e com pequenas áreas de ocupação, como por exemplo, comunidades de leitos de cheia, escarpas litorais, afloramentos com flora especializada, grutas com morcegos e invertebrados troglóbias, charcas temporárias essenciais à preservação dos anfíbios ou pequenos bosques reliquiais. Estes espaços estão ameaçados porque a sua própria existência é ainda ignorada, ou porque a gestão dos seus proprietários é obviamente direccionada apenas em termos da rentabilidade económica e ainda porque as entidades com poder de decisão não têm muitas vezes consciência da sua relevância para a conservação. Tendo estes espaços, na sua grande maioria, singular importância para a conservação e, não existindo uma figura legal apropriada à gestão destes espaços, o conceito de “micro-reserva” surge como uma ferramenta essencial à preservação de espécies e habitats.

 

As micro-reservas são pequenas áreas protegidas, raramente com mais de 20 hectares e têm obrigatoriamente que possuir um plano de gestão. A criação de micro-reservas biológicas é um processo que se desenvolve por várias etapas: a identificação do local, os contactos com os proprietários, a validação científica e a formalização jurídica da sua protecção.

 

A Natiris e o ambiente

A Natiris foi criada em 1971, sob os ideais dos seus fundadores - Maria Lucinda Tavares da Silva e Serge Jurasunas – os quais tiveram a coragem de lutar por uma filosofia de vida natural inspirando-se na natureza e evoluindo com a ciência e a empresa, no âmbito da sua responsabilidade social, apoia iniciativas de preservação da biodiversidade.

 

Lisboa, 3 de Abril de 2006

A Direcção Nacional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

 

A Natiris e o ambiente A Natiris foi criada em 1971, sob os ideais dos seus fundadores - Maria Lucinda Tavares da Silva e Serge Jurasunas – os quais tiveram a coragem de lutar por uma filosofia de vida natural inspirando-se na natureza e evoluindo com a ciência e a empresa, no âmbito da sua responsabilidade social, apoia iniciativas de preservação da biodiversidade. Visite o site da Natiris em: http://www.natiris.pt/\

 

 

 

Share

Quercus TV

 

Espreite também a Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb