IX OLIMPÍADAS DO AMBIENTE: Segunda Eliminatória com 1720 Concorrentes

Decorre amanhã, 11 de Março, a 2ª Eliminatória das IX Olimpíadas do Ambiente, envolvendo 1.720 alunos de todos os distritos do país, incluindo as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

Depois da 1ª Eliminatória, que decorreu a 13 de Janeiro e envolveu mais de 35.000 alunos de 463 escolas, a 2ª Eliminatória irá seleccionar os concorrentes à Final Nacional, que decorrerá de 7 a 9 de Maio em Abrantes.

As Olimpíadas do Ambiente são uma iniciativa da QUERCUS e da Universidade Católica Portuguesa e têm por objectivo a mobilização da comunidade escolar em prol da sensibilização para a protecção do Ambiente e para a Conservação da Natureza.

No presente ano lectivo inscreveram-se neste evento 463 escolas que permitiram a participação na 1ª Eliminatória, em Janeiro, de mais de 35.000 alunos. Através de testes de escolha múltipla e de uma questão de desenvolvimento, foram seleccionados 1.720 alunos que disputam amanhã, 11 de Março entre as 14:30 e as 16:00 horas, a segunda fase deste concurso.

Estas provas escritas irão seleccionar os alunos participantes na Final Nacional, em Abrantes. As provas decorrerão em dezoito escolas do Continente, tantas quantos os distritos, e ainda duas do Arquipélago da Madeira e sete do Arquipélago dos Açores, abordando temas tão diversos da área do Ambiente, como a biodiversidade, as áreas protegidas, os recursos naturais, a poluição, as ameaças globais, a política ambiental e os estilos de vida mais sustentáveis, entre outros.

Para além da prova, todos os participantes na 2ª Eliminatória deverão ainda entregar um trabalho individual que têm vindo a elaborar desde a publicação dos resultados da 1ª Eliminatória. Todos os anos com um tema ambiental diferente, o tema de trabalho para este ano incide na problemática dos transgénicos e suas implicações sociais, económicas e ambientais.

Os distritos com mais participantes nesta 2ª Eliminatória são, por razões óbvias, Lisboa e Porto. Em Lisboa deverão comparecer 209 alunos na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e no Porto, na Escola Superior de Biotecnologia (categoria A) e no Instituto Superior de Engenharia do Porto (categoria B), cerca de 262 jovens estudantes, provenientes de vários estabelecimentos de ensino de cada um dos respectivos distritos.

Estão estabelecidas duas categorias distintas de acordo com o nível de ensino a que os alunos pertencem; assim, na categoria A concorrem os alunos do 3º Ciclo (7º ao 9º ano) e na categoria B concorrem os alunos do Secundário (do 10º ao 12º ano).

Esta iniciativa deverá contribuir para que os jovens estudantes se consciencializem dos problemas ambientais do Mundo actual, para que, no futuro, quando tiverem a responsabilidade de tomar decisões (profissionais ou pessoais), saibam cuidar melhor do nosso Planeta do que as gerações actuais ou passadas.

Mais informações:

www.escolasverdes.org/olimpiadas

Lisboa, 10 de Março de 2004

A Direcção Nacional e o Núcleo Regional do Ribatejo e Estremadura da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza