QUERCUS associa-se aos «Dias Verdes»

A QUERCUS associou-se novamente aos Dias Verdes com um conjunto de actividades que pretendem contribuir para a divulgação da Rede Natura 2000 e sensibilizar para a importância da conservação de habitats e espécies.

Os Dias Verdes decorrem entre 31 de Maio e 13 de Junho e constituem uma iniciativa da Comissão Europeia que tem por objectivo promover a Rede Natura 2000, uma rede ecológica de espaços protegidos fundamental para a conservação da natureza e da diversidade biológica na União Europeia.

 

Em Portugal esta iniciativa está a ser coordenada pelo Instituto de Conservação da Natureza, ao qual a QUERCUS se associou com um conjunto de actividades a decorrer em diversos pontos do país:

 

31 Maio: 

• À descoberta dos nossos tesouros naturais - Costa Sudoeste (circuito de interpretação).

• Laurissilva - A Floresta da Madeira (palestra) – Boaventura - Madeira.

 

5 de Junho:

• Ares da Serra I - Descobrindo a fauna da Serra da Lousã (circuito de interpretação).

 

6 de Junho:

• Conhecer o Tejo Internacional (circuito de interpretação).

• Ares da Serra II - Descobrindo a fauna da Serra da Lousã (circuito de interpretação).

 

12 de Junho:

• Visita às Salinas do Samouco - Reserva Natural do Estuário do Tejo (circuito de interpretação).

• Visita à Ponta das Contendas - Ilha Terceira, Açores (circuito de interpretação).

 

13 de Junho:

• Passeio na Floresta Laurissilva - Madeira (circuito de interpretação).

 

Plano Sectorial para a Rede Natura 2000 está Atrasado Dois Anos

 

O grande valor da Rede Natura 2000 para a preservação de diversos habitats e espécies de importância nacional e comunitária não se coaduna com a forma displicente como esta rede de espaços protegidos tem vindo a ser gerida. 

 

Já com mais de dois anos de atraso, a ausência do Plano Sectorial para a Rede Natura 2000 (Resolução do Conselho de Ministros n.º66/2001, de 6 de Junho) constitui um factor negativo na gestão sustentável das áreas que compõem esta rede ecológica de espaços protegidos. 

 

O não cumprimento do estipulado na Resolução nº66/2001, que, para além de determinar a elaboração do plano sectorial relativo à implementação da Rede Natura 2000 no prazo de um ano, constitui também a respectiva comissão mista de coordenação, ensombra as comemorações dos Dias Verdes e abre caminho para o aparecimento de diversas situações que põem em causa a correcta gestão territorial e a salvaguarda dos recursos e valores naturais destes sítios de importância comunitária e zonas de protecção especial. 

 

A presente situação, agravada pela falta de capacidade do Ministério do Ambiente em acompanhar e gerir estes espaços, tem permitido o aparecimento de diversas ameaças à Rede Natura 2000, nomeadamente a intenção de construir uma grande barragem no vale do rio Sabor.

 

Lisboa, 30 de Maio de 2004

A Direcção Nacional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

 

 

Share

Quercus TV

       

 

Espreite também o Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb