Eleições Europeias: Campanha internacional questiona candidatos sobre posição em relação à política europeia de químicos

Tem hoje início uma campanha promovida pelo European Environmental Bureau, a Greenpeace e os Friends of the Earth-Europe, em parceria com ONG nos 25 Estados-Membro da União Europeia, que pretende questionar os candidatos a Membros do Parlamento Europeu (MPE) sobre qual será a sua posição em relação à iniciativa REACH, a proposta para a política europeia de químicos.

A proposta REACH (Regulação, Avaliação e Autorização de Químicos) representa uma das reformas mais significativas ao nível da legislação ambiental e as ONG esperam que ela permita pôr termo à contaminação global dos seres humanos, animais e do ambiente por químicos perigosos. Contudo, interferências sem precedente por parte da Indústria dos Químicos enfraqueceram a proposta apresentada pela Comissão Europeia. O novo Parlamento terá a oportunidade de voltar a colocar a saúde humana e o ambiente no centro da discussão.

Neste sentido, está a ser solicitado aos candidatos às eleições europeias que assinem um compromisso em relação a esta matéria. Este compromisso está a ser enviado por ONG dos 25 países da UE, sendo que em Portugal é a Quercus que está responsável pelo seu envio.

Para além desta acção, a partir de hoje qualquer cidadão europeu poderá aceder à página www.chemicalreaction.org (traduzida em 13 línguas, incluíndo o português) e enviar um email ou uma carta aos candidatos a MPE do seu país, perguntando-lhe se votarão a favor:

- da identificação e substituição obrigatória de todos os químicos de “elevada preocupação”;

- do direito dos cidadãos saberem, sempre que o solicitarem, que químicos perigosos estão presentes em qualquer produto de consumo e pela rotulagem quando estiverem presentes químicos de “elevada preocupação”;

- de que os químicos presentes nos produtos importados sejam sujeitos às mesmas regras que são aplicadas aos produtos fabricados na UE

As respostas dos candidatos deverão depois ser tidas em consideração no momento de decidir em quem votar.

Segundo estudos recentes, “93% dos cidadãos europeus acreditam que os químicos estão a afectar a sua saúde”, pelo que esta é uma oportunidade única para os candidatos a MPE mostrarem que estão preparados para respeitar as expectativas dos cidadãos europeus em relação a uma vida mais saudável e livre de químicos perigosos.

Para mais informações:

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza