Quercus de «Olhos na Floresta» com 100 voluntários já inscritos

Com o intuito de promover a participação dos cidadãos na protecção dos espaços florestais contra a deflagração de incêndios, a QUERCUS está a desenvolver o projecto "De Olhos na Floresta". Este projecto tem como principal objectivo a criação de uma rede de cidadãos, em todo o território nacional, comprometidos, motivados e informados para comunicar, através do número gratuito de protecção da floresta (117), as situações de risco ou de incêndio detectadas no decorrer das suas actividades diárias habituais.

A calamidade que afectou a floresta portuguesa durante o Verão de 2003 demonstrou que, a par de uma substancial melhoria do ordenamento e da gestão deste sector, é imprescindível e fundamental o envolvimento e colaboração de toda a sociedade. A participação activa dos cidadãos na vigilância da floresta e o desenvolvimento de acções de educação ambiental para a consciencialização de toda a sociedade são factores fundamentais e prioritários no esforço do país em minimizar o número e os efeitos dos incêndios.

Desta forma, a QUERCUS tem já no terreno o projecto "De Olhos na Floresta", o qual promove a participação dos cidadãos, de uma forma simples e eficaz, na defesa da floresta. Este projecto, apoiado pela Direcção Geral de Recursos Florestais, tem como principal objectivo a criação de uma rede de cidadãos distribuídos por todo o território nacional que, no decorrer das suas actividades diárias habituais, prestam especial atenção aos espaços florestais envolventes e comunicam às entidades competentes, através do 117, as situações de risco ou de incêndio detectadas. Desta forma pretende-se que a informação chegue mais rapidamente às entidades competentes, permitindo-lhes uma intervenção mais célere que previna a deflagração de incêndios e minimize a extensão da área ardida.

As inscrições neste projecto podem ser efectuadas aqui ou através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.">Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do telefone 249544500.

Neste momento estão já inscritos 100 voluntários de distritos tão distintos como o Algarve, Lisboa, Leiria, Aveiro, Porto, Braga e Funchal, entre outros. Com o reforço da divulgação do projecto, a QUERCUS espera conseguir reunir neste projecto várias centenas de cidadãos voluntários de todo o país e incutir uma nova dinâmica na participação da sociedade civil neste desafio que a todos diz respeito.

A participação no projecto "De Olhos na Floresta" permite aos cidadãos manter as suas actividades diárias habituais pois é-lhes apenas exigido que, de acordo com a informação disponibilizada pela QUERCUS, informem as situações de incêndio detectadas. Nas suas actividades profissionais ou de lazer, os cidadãos "De Olhos na Floresta" podem dar o seu importante contributo estando atentos aos espaços florestais durante as viagens para o emprego, nos passeios de fim-de-semana e mesmo nas idas à praia.

Para além de uma rede de cidadãos atentos à floresta, no âmbito do projecto "De Olhos na Floresta" serão desenvolvidas várias acções de sensibilização e educação ambiental para a importância da floresta e prevenção dos incêndios. Até Dezembro e ao longo dos anos seguintes estão previstas várias iniciativas nas escolas e em espaços públicos com o propósito de divulgar os valores naturais, económicos e sociais da floresta e fomentar a participação de todos os cidadãos na sua protecção, com particular destaque para a

prevenção de incêndios.

Lisboa, 28 de Junho de 2004