IX OLIMPÍADAS DO AMBIENTE

Meio Milhar de Escolas Participam Amanhã na 1ª Eliminatória da 9ª. edição das Olimpíadas do Ambiente, uma iniciativa organizada este ano pelo Núcleo do Ribatejo e Estremadura da QUERCUS e pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa do Porto.

 

As Olimpíadas do Ambiente têm vindo a assumir um papel de relevo na mobilização da comunidade escolar em prol da sensibilização para a protecção do Ambiente e para a Conservação da Natureza. No Ano Lectivo 2001/2002 foram mobilizados cerca de 40 000 jovens em todo o país, repartidos por cerca de 430 escolas, incluindo estabelecimentos de ensino dos Açores e da Madeira.

 

Este evento, que, durante o presente ano lectivo vai na 9ª edição, é uma organização conjunta da QUERCUS (Núcleo do Ribatejo e Estremadura) e da Universidade Católica Portuguesa do Porto (Escola Superior de Biotecnologia). Este ano estão inscritas nesta iniciativa mais de 450 escolas que amanhã, dia 13 de Janeiro, irão disputar a 1ª Eliminatória Nacional das Olimpíadas do Ambiente. Amanhã, em todo o país, entre as 14:30 e as 16:30 (13:30 e as 15:50 para os Açores), os alunos participantes irão responder aos testes de escolha múltipla que lhes permitirão, caso sejam seleccionados, passar à segunda fase deste concurso. 

 

Nesta 1ª Eliminatória serão apurados os melhores alunos a nível nacional e também os melhores por escola. As seguintes fases deste concurso serão: a 11 de Março - 2ª Eliminatória; de 7 a 9 de Maio - Final Nacional em Abrantes; e em Junho ou Julho - Finalíssima, em data e local a anunciar posteriormente.

 

Estão estabelecidas duas categorias distintas de acordo com o nível de ensino a que os alunos pertencem; assim, na categoria A concorrem os alunos do 3º Ciclo (7º ao 9º ano) e na categoria B concorrem os alunos do Secundário (do 10º ao 12º ano).

 

Sendo a temática ambiental muito vasta, optou-se por abordar questões relacionadas com biodiversidade, áreas protegidas, recursos naturais, poluição, ameaças globais, política ambiental e estilos de vida mais sustentáveis, entre outras.

 

Esperamos que esta iniciativa contribua para que os jovens estudantes se consciencializem dos problemas globais do Mundo actual, para que, no futuro, quando tiverem a responsabilidade de tomar decisões (profissionais ou pessoais), saibam cuidar melhor do nosso Planeta do que as gerações actuais ou passadas.

 

Mais informações: www.escolasverdes.org/olimpiadas 

 

A Direcção Nacional e o Núcleo Regional do Ribatejo e Estremadura da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

Lisboa, 12 de Janeiro de 2004

 

 

 

Share

Quercus TV

       

 

Espreite também o Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb