Quercus lança ECOCASA

A Quercus lança sexta-feira, dia 9 de Janeiro, a ECOCASA, um projecto inovador para ajudar os portugueses a pouparem energia nas suas casas, reduzindo emissões e melhorando o conforto.

 

As emissões de dióxido de carbono do sector residencial e serviços entre 1990 e 2010 irão subir 106% (mais que duplicar). Em 2001 o sector doméstico representou cerca de 27% do consumo de electricidade em Portugal.

 

Existem inúmeras situações que compensam em termos ambientais e de custos e que os portugueses não utilizam, desde a substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de alta eficiência, a selecção de electrodomésticos com menores consumos, a promoção de um correcto isolamento das casas.

 

A Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza lançará sexta-feira, dia 9 de Janeiro, pelas 11 horas, no Centro de Excelência do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa no Monte da Caparica, um projecto inovador com o objectivo de promover a redução do consumo energético nas residências e a utilização de energias renováveis. 

 

Trata-se de um projecto que pretende, para além de sensibilizar o público, dar soluções concretas modificar comportamentos, na gestão, renovação ou aquisição de uma casa e/ou do seu recheio. 

 

A sessão de apresentação terá intervenções da Quercus, YDREAMS e Engº. Carlos Pimenta. 

 

O projecto envolve o desenvolvimento de uma casa virtual da energia (disponível na Internet e em CD-ROM a ser distribuído pela comunicação social), onde o utilizador poderá testar diversas soluções para melhorar a eficiência energética da sua residência, De igual forma estão a ser programadas sessões de divulgação pela Quercus em escolas, autarquias e universidades sobre esta matéria, bem como o desenvolvimento de jogos didácticos para sensibilização da população mais jovem.

 

A Quercus passará a responder a questões sobre eficiência energética em casa através de correio electrónico, pretendendo futuramente disponibilizar também uma linha telefónica e disponibilizará um site (www.ecocasa.org) com a informação recolhida no âmbito do projecto. 

 

Na sessão de apresentação serão demonstrados protótipos dos trabalhos a desenvolver por este projecto nos próximos 18 meses.

 

O projecto é, simultaneamente, um marco importante em relação a um dos objectivos determinados na Conferência de Joanesburgo - o

estabelecimento de parcerias. O trabalho a realizar terá uma forte componente de voluntariado, mas os trabalhos de realização e edição dos materiais envolverão uma parceria em que participarão a administração (Direcção Geral de Energia e Instituto do Ambiente), universidades e instituições sem fins lucrativos (Universidade Nova de Lisboa, Agência de Energia, CEETA), empresas (EDP Distribuição, GALP Energia, Mota-Engil, Eólica da Cabreira, YDREAMS) e fundações (Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento). O envolvimento das empresas será enquadrado como mecenato ambiental. 

 

A divulgação enquadra-se também nas parcerias que a Quercus já desenvolve ou irá desenvolver com a RDP (Programa Ponto Verde) e RTP (Causas Comuns).

 

A Direcção Nacional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

Lisboa, 7 de Janeiro de 2004

 

 

 

Share

Quercus TV

       

 

Espreite também o Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb