Novos dados aumentam número de praias com “qualidade do ouro”

A Quercus decidiu lembrar no início desta época balnear as praias do Continente que desde que o Ministério do Ambiente faz um acompanhamento sistemático da qualidade da água (época balnear de 1993), apresentaram até à época balnear de 2002, inclusive, SEMPRE qualidade boa.

Estão assim excluídas as praias que entretanto foram sendo classificadas como zonas balneares depois desse ano. Esta selecção de praias a que se chamou de praias com “qualidade de ouro”, permitirá aos utilizadores uma maior confiança na sua utilização, pois durante dez anos, as praias não sofreram oscilações da sua qualidade da água, motivo de poluição resultante de falta de saneamento, condições meteorológicas ou outras vicissitudes, pelo menos detectados no âmbito dos programas de monitorização durante as épocas balneares.

Nessa ocasião, a Quercus baseou-se em dados transmitidos por diversas entidades ao longo do tempo à associação, que se assumiram como definitivos, mas que se constatou recentemente estarem incompletos.

Assim, e tendo a Quercus feito um esforço para adquirir toda a informação disponível, é com satisfação que constatamos que existem neste momento um total de 87 praias com qualidade de ouro, cujos nomes e respectivos concelhos constam na tabela constante do documento word anexo (ver abaixo).

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

Lisboa, 5 de Setembro de 2003