QUERCUS alerta: Governo português deve proibir passagem de carga nuclear

[05/09/02] A QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza está a acompanhar com preocupação a viagem de dois cargueiros britânicos armados que transportam combustível nuclear reciclado do Japão para o Reino Unido.

Segundo informações recentes a que a QUERCUS teve acesso, o “Pacific Teal” e o “Pacific Pintail” poderão cruzar a Zona Económica Exclusiva (ZEE) da Madeira nos próximos dias.

Estes navios transportam uma carga de MOX, um combustível nuclear reciclado, transportado para o Japão em 1999 e agora devolvido ao Reino Unido, após terem vindo a público informações que colocaram em causa as condições de segurança do material.

O MOX é uma mistura de urânio (recém extraído ou empobrecido, proveniente do processo de enriquecimento do urânio destinado às centrais nucleares) e de cerca de três a 10 por cento de plutónio, proveniente do tratamento dos combustíveis usados nessas centrais.

A 29 de Agosto a Associação questionou o Governo português sobre se Portugal foi atempadamente informado da rota dos navios, das medidas de segurança e do plano de emergência, bem como se houve da parte do Governo alguma tomada de posição.

A QUERCUS pediu aos Ministros da Defesa, do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros uma tomada de posição firme contra este tipo de transporte e contra a passagem em águas das ZEE nacionais dos dois navios britânicos que transportam plutónio.

Portugal é o país da União Europeia com maior ZEE e teve na Cimeira de Joanesburgo a responsabilidade do dossier sobre Oceanos. O Governo português deve, por isso, recusar a passagem nas nossas ZEE deste tipo de carregamentos de alto risco, à semelhança do que fez em 1995, aquando de um transporte semelhante, e tomar medidas adequadas à vigilância dos navios durante os próximos dias.

Lisboa, 5 de Setembro de 2002

A Direcção Nacional da QUERCUS