Núcleo Regional do Litoral Alentejano
Conheça as actividades do Núcleo Regional do Litoral Alentejano da Quercus.
Núcleo Regional do Litoral Alentejano
Conheça as actividades do Núcleo Regional do Litoral Alentejano da Quercus.
Litoral Alentejano
UMA LUZ BRILHOU NESTE ARROJAMENTO
Uma luz brilhou para este golfinho em 4 de Julho de 2008, com esforço desenvolvido por muita gente anonima e voluntários de diversas entidades.
Na tarde de sexta-feira, 4 de Julho, foi dado o alerta por jovens a Sul da Praia do Carvalhal (Grândola) de que um golfinho se encontrava em dificuldade na zona de rebentação.
Deu-se inicio a uma acção complexa tendente à recuperação para o mar do simpático animal. Efectuaram-se vários contactos entre diversas Instituições.
Quando o sol se preparava para desaparecer, avistou-se a embarcação da Marinha.
Em terra tentou-se contactar via rádio, sem sucesso, com os agentes da Polícia Marítima.
De imediato, o nadador salvador da Praia do Carvalhal, o vigilante da Natureza da CCDRA, o responsável pelo Centro de Recuperação de Animais Selvagem de Santo André da QUERCUS e alguns populares, procederam aos trabalhos de acondicionamento e preparação para transportar, em cima de uma prancha do Instituto de Socorros a Náufragos, o “Delphinus delphis” até à referida embarcação.
Conseguiu-se passar a forte ondulação que se fazia sentir. Encostados à embarcação da Marinha logrou-se com, algum “engenho” e esforço, içar a prancha com o Golfinho (cerca de 100 quilos) para dentro da embarcação, que o transportou para águas profundas, onde foi finalmente libertado e acompanhado, durante o início da sua nova etapa de vida.
O responsável pelo Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Santo André, que desenvolveu parte da acção, e o Núcleo Regional do Litoral Alentejano da QUERCUS agradecem a ajuda prestada pelas entidades oficiais, pela Associação Abrigo e pelos muitos anónimos que contribuíram para a acção de salvamento do jovem golfinho que se arrojou às praias do Litoral Alentejano.
AO GOLFINHO... MUITOS ANOS DE VIDA!!!
|