
ATIVIDADES QUERCUS - NÚCLEOS REGIONAIS DO RIBATEJO E ESTREMADURA E DA GUARDA
CONHECER A LAMPREIA DO NABÃO Dia: 20-Julho-2013 Horas: 14:30:00
Duração: 5,5 h Local: Ourém - Santarém Ponto de Encontro: Centro de Educação Ambiental de Ourém Nesta ação pretende-se dar a conhecer uma nova e rara espécie de lampreia focando aspetos como a sua distribuição, ciclo de vida, requisitos ecológicos e principais ameaças. Está também prevista uma demonstração de como deve ser caracterizado o habitat utilizado por espécies aquáticas, registando variáveis como a profundidade, velocidade de corrente, tipo de substrato e vegetação do leito, e uma caracterização da fauna acompanhante.
OS PEIXES NATIVOS DA RIBEIRA DO TORGAL Dia: 27-Julho-2013 Horas: 10:00:00 Duração: 4 h Local: S. Luís - Odemira - Beja Ponto de Encontro: São Luís - Cruzamento para VN Milfontes Saída de campo para identificação da ictiofauna da ribeira do Torgal. O escalo do Mira e a boga do sudoeste foram alvo de um recente reforço populacional com centenas de peixes criados em cativeiro. Por estarem marcados, estes peixes poderão ser identificados nas capturas a efetuar, constituindo uma análise preliminar da eficácia da ação de repovoamento. Abordar-se-ão também as medidas de conservação a implementar para garantir a sobrevivência de espécies de peixes de água doce ameaçadas.
AS BORBOLETAS NOCTURNAS DA MAÚNÇA Data: 11-Agosto-2013 Hora: 19h30 Local: Quinta da Maunça Descrição: Abordagem ao mundo desconhecido das 'traças' ou, melhor dizendo, das borboletas nocturnas. Mais numerosas que as suas congéneres diurnas, estas pertencem a um mundo ainda desconhecido da maior parte das pessoas e, no entanto, representam um papel preponderante no ecossistema.
CHARCOS TEMPORÁRIOS E CÁGADOS Dia: 16-Agosto-2013 Horas: 15:30:00 Duração: 4 h Local: Odemira - Beja Ponto de Encontro: Encontro no Zmar - Eco camping Resort Vem descobrir a riqueza e a importância dos charcos e lagoas temporárias, junta-te a nós nesta saída de campo para a observação e identificação da diversidade de fauna existente neste habitat, nomeadamente os anfíbios, répteis e invertebrados.
BORBOLETAS DE VERÃO DO PARQUE NATURAL DA SERRA DA ESTRELA Data: 24-Agosto-2013 Hora: 10h00 Local: Manteigas Descrição: Percurso pedestre ao longo do vale glaciar do Zêzere, para descobrir as borboletas do Verão. Recorrendo (ou não) a redes entomológicas para capturar e observar as borboletas, podemos, in-situ, ter uma perspectiva da ocorrência destas espécies, porquê nesta zona e nesta altura do ano.
SERES DA ESCURIDÃO Dia: 24-Agosto-2013 Horas: 10:30:00 Duração: 5,5 h Local: Pedrógão de Aire - Torres Novas – Santarém Ponto de Encontro: Junta de Freguesia de Pedrógão de Aire O ecossistema cavernícola é caracterizado pela estabilidade da temperatura e a humidade e pela existência de uma fauna muito interessante: os troglóbios, seres que possuem adaptações que lhes permitem sobreviver na escuridão total, à escassez de alimento e à elevada humidade. Para conhecer uma parte deste mundo, vamos visitar a gruta do Almonda, a maior gruta de Portugal, e os seus estranhos habitantes. NOTA: Os participantes devem estar em boas condições físicas, pois a atividade é muito exigente. É importante trazer roupa e calçado que se possa estragar e um frontal.
AS BORBOLETAS NOCTURNAS Data: 7-Setembro-2013 Hora: 19h30 Local: Trinta Descrição: Abordagem ao mundo desconhecido das 'traças' ou, melhor dizendo, das borboletas nocturnas. Mais numerosas que as suas congéneres diurnas, estas pertencem a um mundo ainda desconhecido da maior parte das pessoas e, no entanto, representam um papel preponderante no ecossistema.
NÁIADES DO SADO Dia: 08-Setembro-2013 Horas: 10:00:00 Duração: 4 h Local: Alvalade do Sado – Santiago do Cacém - Setúbal Ponto de Encontro: Alvalade do Sado - Em frente à Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado A enorme diversidade de seres vivos aquáticos passa muita vez despercebida ao cidadão comum. Através de uma breve incursão ao rio Sado acompanhada pelo investigador Joaquim Reis, vamos conhecer as diferentes espécies de náiades que ainda habitam o rio Sado, a sua importância, os seus hábitos e que ameaças enfrentam. Vamos ainda desfrutar de um ambiente ribeirinho onde será possível admirar a vegetação e algumas espécies da fauna.
Nota: É importante trazer vestuário e calçado prático, água e uma fonte de hidratos de carbono.
AVES DE MONTANHA Data: 14-Setembro-2013 Hora: 9h30 Local: Manteigas Descrição: A Serra da Estrela é o local mais indicado para observar algumas espécies de aves típicas de ambientes montanhosos. Por esta razão, iremos fazer um itinerário pelos pontos mais emblemáticos desta Serra para conhecer estas aves e o porquê desta especificidade. Para além de serem explicadas as técnicas de identificação, iremos também transmitir alguns conhecimentos sobre a sua biologia.
Inscrição obrigatória através página: www.cienciaviva.pt ou telefone 808200205

|