Convocatória para Assembleia Geral Ordinária
De acordo com os artigos 16º a 19º dos Estatutos da Quercus - ANCN, convocam-se os associados a participar na próxima Assembleia Geral Ordinária, a 7 de Março de 2021.
Edital - Aviso Convocatório | Assembleias de Núcleo 2021
De acordo com os Estatutos da Quercus, convocam-se todos os associados residentes na área geográfica de intervenção de cada Núcleo Regional para as respetivas Assembleias de Núcleo.
O Planeta emite um alerta à população para as questões ambientais
A Quercus faz o balanço ambiental de 2020, selecionando os melhores e os piores factos, e apresentando algumas perspetivas para o ano de 2021.
Reciclagem de Rolhas Cortiça
Inscrições online.
Apoie os nossos Centros de Recuperação
Apadrinhe um Animal Selvagem
II Encontro Internacional sobre Amianto e Mesotelioma
Veja aqui a gravação do webinar.
Pandemia COVID-19
Pistas para uma análise da pandemia e estratégias para o futuro.
Prémios Quercus 2020
Quercus distingue projeto Plasticus maritimus da biológa Ana Pêgo e a Biodiversity4all – Associação Biodiversidade para todos.
E-book Alimentar Boas Práticas - Disponível para download!
Práticas inovadoras em Portugal ao longo da cadeia alimentar: da produção ao consumo sustentável
Descarregue já | Wasteapp
Disponível gratuitamente na App Store e na Google Play Store
Projeto ECOCASA
Comece já a ser sustentável!
Topten.pt - Os líderes do mercado em eficiência energética
Conheça os aparelhos de ar condicionado e ventoinhas mais eficientes do mercado.
Lisboa Ciclável pelo Clima
Percurso 'Lisboa Ciclável' - Terreiro do Paço / Belém (20 de Setembro, 14h00)
A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FCPUB) realiza, no dia 20 de setembro, sábado, pelas 14h, a partir do Terreiro do Paço, um percurso de ida e volta até Belém. O "Lisboa Ciclável", já conta com centenas de participantes inscritos, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade que decorre entre 16 e 22 de setembro.
Como é que a Quercus se associa a este evento?
A Quercus junta-se a esta iniciativa da FPCUB, apelando a uma "Lisboa Ciclável pelo Clima", como forma de sensibilização e alerta para a necessidade de recorrermos cada vez mais a uma mobilidade baseada nos modos suaves, com benefícios para o ambiente e para o clima.
Porquê?
No dia 23 de Setembro, decorrerá, em Nova Iorque, uma Cimeira especial sobre o Clima, organizada pelas Nações Unidas, e na qual é esperada a presença de vários Chefes de Estado e de Governo.
Esta Cimeira será um momento fundamental de sensibilização e compromisso, com vista ao Acordo de Paris, um acordo global essencial para travar as alterações climáticas que se espera alcançar em Dezembro de 2015.
Que mobilizações vão acontecer?
No dia 21 de Setembro, Dia Global de Ação pelo Clima, decorrerá às 11h30 locais de Nova Iorque a Marcha Popular pelo Clima, que juntará milhares de pessoas num mega evento, no qual a Quercus estará presente.
Portugal contará com mobilizações em Lisboa e no Porto, entre as quais está o 'Lisboa Ciclável pelo Clima'. Assim, juntamos duas mensagens que estão directamente relacionadas: a promoção da mobilidade sustentável e a luta contra as alterações climáticas.
No nosso país, os transportes, e em particular o transporte rodoviário, são responsáveis por mais de um quarto das emissões de gases com efeito de estufa, para além de outros poluentes.
Como me posso inscrever para o Lisboa Ciclável?
As inscrições para participação no percurso são gratuitas e podem ser efetuadas através do link http://www.fpcub.pt/2014/08/lisboa-ciclavel-3
Que outros eventos vão acontecer?
Um pouco por todo o Mundo, teremos centenas de eventos de mobilização durante o fim-de-semana de 20 e 21 de setembro, que pode conhecer em http://peoplesclimate.org/
Em Portugal, terão também lugar:
- Marcha Contra As Alterações Climáticas – Salvem o Planeta – Rossio, Lisboa, 16h
- Marcha Invicta pelo Ambiente – Parque da Cidade, Porto, 14h
E se quiser saber mais sobre a Cimeira do Clima?
A Quercus vai acompanhar da Cimeira e o desenvolvimento dos trabalhos até à Conferência de Paris em Dezembro de 2015 através do blog http://climaticas.blogs.sapo.pt