disrupting chemicals


Uma coligação de Organizações Não Governamentais europeias – a EDC-Free Europe – lançou recentemente uma plataforma que pretende esclarecer os cidadãos e orientá-los na resposta a uma consulta pública atualmente a decorrer na União Europeia. 

 

Em causa estão as substâncias químicas que podem interferir com o nosso sistema hormonal e que se encontram, por exemplo, na nossa comida ou em cosméticos.

 

A Comissão Europeia falhou o prazo de Dezembro de 2013 para estabelecer critérios de identificação destas substâncias - conhecidas por EDC (do inglês Endocrine disrupting chemicals), devido a pressões exercidas pelas indústrias dos pesticidas e produtos químicos.

 

A consulta pública agora lançada pretende saber a opinião dos cidadãos quanto a esta matéria tão relevante para a saúde pública e para o ambiente.

 

A identificação destas substâncias deverá ponderar não só os custos para a indústria no curto prazo, mas também, no longo prazo, os impactos para a saúde e os benefícios ambientais de uma maior regulação.

 

A informação está disponível a partir do sítio www.no2hormonedisruptingchemicals.org, onde é possível participar na consulta pública de forma simples e rápida.

 

 

 

Share

 

Quercus TV

 

 

                            

 

Mais vídeos aqui.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb