A comunicação para todos os cidadãos

Desde 2006 até à atualidade, a Quercus estabeleceu diversas parcerias que lhe permitiram marcar presença em vários meios de comunicação, através de rubricas permanentes de informação e opinião.

Minuto Verde

Em 2006, a Quercus começou a produzir a rubrica ‘Minuto Verde’, emitida todos os dias úteis, ligeiramente antes das 8h, 9h e 10h, no bloco informativo das manhãs da RTP, o Bom Dia Portugal, também visto na RTP Informação, RTP África e RTP Internacional. Em episódios de 60 segundos, esta rubrica transmite simples conselhos e/ou bons exemplos do ponto de vista ambiental, a nível nacional e internacional. Já com mais de 3600 episódios emitidos, a rubrica alcançou um notório reconhecimento por parte do público, sendo requisitada e usada como ferramenta de educação ambiental. Em 2012, iniciou-se uma parceria com a CPLP, que apoiou a realização de vários episódios em Cabo Verde e Moçambique. Seguiram-se São Tomé e Príncipe em 2013, Angola em 2014 e Timor-Leste em 2015.

Em Novembro de 2017, a Quercus promoveu o projeto-piloto “O Minuto Verde Vai à Escola” apoiado pelo Fundo Ambiental, desafiando alunos do 8º ano do Ensino Básico a criar e apresentar os seus próprios “Minutos Verdes”.

Em Outubro de 2017, a Quercus lançou o livro do Minuto Verde, inspirado nos conselhos da rubrica, editado pela Casa das Letras, e distribuído em 1000 lojas a nível nacional, com o apoio da RTP.

Em Setembro de 2017, o Minuto Verde foi distinguido com o prémio “Mobilidade em Bicicleta”, atribuído pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.

Entre 2012 e 2015, graças à percepção de que o programa tinha uma audiência significativa em países de língua portuguesa através emissão da RTP África e RTP Internacional, foram realizados mais de 80 episódios especiais em 5 países lusófonos, com o apoio da CPLP e outras entidades: Cabo Verde e Moçambique (2012), São Tomé e Príncipe (2013), Angola (2014) e Timor-Leste (2015).

 

Bora Ambientar

A rubrica “BORA AMBIENTAR” estreou a 1 de Fevereiro de 2020 no canal SIC K, com emissão diária (7h00 e 14h00) e novos episódios aos fins-de-semana. Este é um conteúdo audiovisual sobre ambiente promovido pela Quercus, apresentado por e para jovens e que terá forte presença nas redes sociais.

O formato consistirá em episódios de curta duração com cerca de 2 minutos cada e, através de uma linguagem jovem e de mensagens simples e práticas, pretende ajudar os mais novos a adotarem comportamentos mais amigos do ambiente no dia-a-dia.

Os conteúdos serão transmitidos diariamente no canal SIC K, com novos episódios divulgados todas as semanas. Este projeto de educação ambiental marcará forte presença nas redes sociais, em particular no Instagram (http://www.instagram.com/borambientar) e no Facebook (http://www.facebook.com/borambientar).

 

Smart Cities

Desde 2016, a Quercus colabora regularmente com crónicas de temática livre na edição online da Revista Smart Cities.

 

Um Minuto Pela Terra

Em 2007 surgiu a rubrica ‘Um Minuto pela Terra’, emitida na Antena 1, com o mesmo objetivo de transmitir boas práticas e iniciativas ambientais. Este conteúdo radiofónico apresentou-se, até Dezembro de 2012, episódios de 60 segundos, emitidos três vezes por dia todos os dias úteis. A partir de 2013, a rubrica foi renovada para um formato de emissão semanal, todas as 6ªs feiras, às 06:56h, 09:56h e 14:56h, consistindo numa conversa informal com aproximadamente 2 minutos sobre um tema ambiental do quotidiano. Esta reformulação foi complementada pelo surgimento de num novo conteúdo diário em forma de Dicas ambientais, redigidas pela Quercus e apresentadas pelos animadores da Antena 1. Estas Dicas são emitidas aleatoriamente ao longo da emissão e disponibilizadas online, sendo renovadas de 3 em 3 meses. Atualmente, a Quercus mantém a colaboração com a Antena 1 através do formato 'Dicas ambientais', tendo a rubrica 'Um Minuto pela Terra' chegado ao fim da sua emissão em Dezembro de 2015.

 

Ecoradar

A parceria com o Jornal Metro, publicação de distribuição gratuita em Lisboa e no Porto, permitiu à Quercus dar também conselhos ao nível da imprensa escrita. Esta colaboração iniciou-se com a publicação de uma pequena dica semanal diária, tendo evoluído, em 2009, para uma crónica semanal de tema livre, com o nome “Ecoradar”, publicada nas edições de 2ª feira. Divulgar iniciativas da atualidade ambiental ou conselhos ecológicos práticos foi o objetivo desta colaboração, que terminou em Junho de 2015 após mais de 200 crónicas publicadas.

 

SMS Ambiente

Em 2010, através do programa SMS Ambiente, em colaboração com a Vodafone, a Quercus divulgou 66 dicas ambientais semanais e gratuitas por SMS, para cerca de 6000 utilizadores inscritos voluntariamente.

 

Amigos do Ambiente

Também em 2010, a Quercus emitiu na RTP2 11 episódios da rubrica de animação infantil ‘Amigos do Ambiente’, um formato que, em cerca de um minuto, transmite um conselho ambiental prático para as crianças.

 

Desde finais de 2010, tiveram início várias colaborações permanentes com portais informativos online, na forma de crónicas de opinião e divulgação de iniciativas. São exemplos as páginas da Quercus na Visão Verde e no portal Olhar Verde.

 

 

 

Share

 

Quercus TV

 

 

                            

 

Mais vídeos aqui.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb