Workshop Técnico: Gestão/Manutenção de Espaços verdes em zonas urbanas

 

Este workshop, organizado pelo NÚCLEO DA QUERCUS DE VILA REAL e pela CÂMARA MUNICIPAL DE VILA REAL tem como objetivo principal a temática da manutenção de espaços públicos sem a utilização de herbicidas e dar informação sobre alternativas não químicas para controlo das ervas espontâneas. 

 

A Quercus tem procurado dar apoio às entidades que pretendam adoptar métodos mais sustentáveis no tratamento de espaços verdes e debater as consequências nefastas do uso de herbicidas e opções ao uso do Glifosato.

De modo a alterar a prática generalizada no nosso país do uso dos herbicidas para controlo de plantas daninhas/infestantes, a Quercus lançou, em março de 2014 e em colaboração com a "Plataforma Transgénicos Fora", uma campanha a desafiar as autarquias a subscrever o manifesto "AUTARQUIAS SEM GLIFOSATO".

 

Esta temática é actual e pertinente uma vez que o Decreto-lei nº 35/2017 de 24 de março impõe restrições e proibições na aplicação de herbicidas nos espaços verdes urbanos, assim é importante dar auxílio e informação sobre as melhores opções à utilização destes produtos.

 

Ponto 5 do art.º 32º (alterado), Decreto-Lei n.º 35/2017 de 24 de março: 

"................................... não são permitidos tratamentos fitossanitários com recurso a produtos fitofarmacêuticos:

a) Nos jardins infantis, nos jardins e parques urbanos de proximidade e nos parques de campismo;

 

b) Nos hospitais e noutros locais de prestação de cuidados de saúde bem como nas estruturas residenciais para idosos;

 

c) Nos estabelecimentos de ensino, exceto nos dedicados à formação em ciências agrárias"

 

Programa Manutenção espaços públicos em zonas urbanas2

 

 

Share
Quercus ® Todos os direitos reservados
Site criado por PTWS Alojamento Web e WebDesign