MINUTO VERDE VAI À ESCOLA

“MINUTO VERDE VAI À ESCOLA”, um projeto-piloto que a Quercus vai dinamizar a partir deste mês junto de centenas de alunos do Ensino Básico, é uma iniciativa apoiada pelo Fundo Ambiental, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.

 

A assinatura do contrato de financiamento vai realizar-se esta sexta-feira, 6 de outubro, às 15 horas, na Escola de Educação Ambiental da Quinta da Gruta, na Maia, com a presença do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

 

O projeto "MINUTO VERDE VAI À ESCOLA" decorrerá até ao final do mês de Novembro e pretende envolver ativamente a comunidade escolar e, em particular, os alunos do 8º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico na elaboração de conteúdos audiovisuais sobre as mais diversas temáticas ambientais, inspirados no formato da rubrica “Minuto Verde”, que a Quercus produz e apresenta há mais de 11 anos no ‘Bom Dia Portugal’ da RTP1.

 

Este projeto-piloto decorrerá em 4 escolas do distrito de Lisboa e 2 do distrito Portalegre, pretendendo-se que, mais tarde, seja replicado por muitas mais instituições de ensino do país.

 

Os alunos serão convidados a elaborar propostas de conteúdos relacionados com um tema ambiental à escolha, dando um conselho prático para reduzir a pegada ecológica no dia-a-dia.

 

Estes trabalhos serão elaborados no âmbito do programa curricular da disciplina de “Ciências Físicas e Naturais”, com a orientação do docente e da equipa do projeto. Os melhores guiões serão selecionados para a posterior gravação dos conteúdos audiovisuais, no mesmo formato da rubrica “Minuto Verde”.

 

Os conteúdos finais produzidos pelos alunos serão posteriormente divulgados através das redes sociais, na Quercus TV e noutras plataformas online.

 

O objetivo principal deste projeto, que terá como parceiros diversos organismos públicos, é sensibilizar a comunidade escolar para os problemas ambientais da atualidade e envolvê-la na construção e multiplicação desse esforço de educação para a sustentabilidade e cidadania.

 

Tendo em mente os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, pretende-se que, com este projeto, os diversos temas prioritários (água potável e saneamento; cidades sustentáveis; produção e consumo sustentável; ação climática, proteção da vida selvagem; entre outros) sejam falados e integrados nos programas curriculares.

convite quercus

 

Lisboa, 5 de Outubro de 2017

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

 

 

Share
Quercus ® Todos os direitos reservados
Site criado por PTWS Alojamento Web e WebDesign