Projeto 80 chega a mais de 7.000 alunos em seis semanas

projeto 80Lisboa, 8 de Março de 2017 – Em apenas seis semanas, mais de 7000 alunos participaram nas dinâmicas e atividades do MOCHE Dá Tudo by Projeto 80, programa de âmbito nacional que sensibiliza os jovens para a sustentabilidade e incentiva o empreendedorismo social e associativismo. Até ao final da sexta semana do Roadshow nacional – faltam ainda três semanas – foram apresentados mais de 150 projetos e iniciativas em prol da sustentabilidade, empreendedorismo social, economia verde e cidadania ativa.

Animação e entusiasmo foram constantes nas 23 Escolas onde o Roadshow P80 já foi recebido. Aveiro, Porto, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Santarém, Lisboa, Faro, Vila Real e Bragança são os distritos já visitados pelo projeto, que termina no dia 24 de março.

A criatividade, o interesse e o sentido crítico dos alunos do ensino básico e secundário para as temáticas ambientais e cívicas têm sido surpreendentes.

Acompanhados pelos professores e pela equipa do P80, os jovens criam projetos ambiciosos em torno da comunidade em que se inserem e das boas práticas ambientais, demostrando a sua preocupação e consciência sobre os assuntos que os envolvem direta e indiretamente. O voluntariado, a preservação dos espaços verdes, a reciclagem, a sinistralidade rodoviária foram algumas das temáticas que se destacaram nas sessões realizadas no Roadshow P80.

O MOCHE Dá Tudo by Projeto 80 tem como objetivo formar e incentivar os jovens portugueses, entre os 13 e os 17 anos, a criar e agir em torno dos temas que fazem parte da sua realidade, com vista à promoção de uma cidadania mais ativa e relevante para um futuro sustentável.

MOCHE, Sociedade Ponto Verde, Amb3E – Gestora da Rede Electrão, Luso Fruta e Intra_Rail apoiam este projeto, sendo que reforçam junto da comunidade escolar a importância do associativismo, da mobilidade e do turismo sustentáveis em Portugal, assim como acentuam a educação ambiental para a sustentabilidade.

A Agência Portuguesa do Ambiente, a Quercus e o IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude têm levado a cabo iniciativas de promoção de comportamentos ambientalmente sustentáveis e do associativismo.

MOCHE, parceiro DáTudo do Projeto 80, estimula a criatividade e o empreendedorismo digital através da atuação do cantor PROFJAM, um dos rappers portugueses mais promissores da atualidade de acordo com a Trendsmap Portugal, que tem desafiado os jovens a rimarem o seu futuro e candidatarem-se a participar com o próprio rapper num dos seus concertos. Até ao momento já foram submetidas mais de 80 rimas, com elevada originalidade e qualidade, o que tem dificultado o processo de decisão do PROFJAM.

“Estórias de RIRciclar” é a dinâmica apresentada pela Sociedade Ponto Verde que, através do humor expressado por Afonso Paiva, sensibiliza os jovens para a importância de separar e reciclar os resíduos de embalagem como hábitos quotidianos.

Luso Fruta focou a sua ação no associativismo, promovendo a competição em torno de um estilo de vida saudável, com a realização do Luso Fruta Sports Talent, uma iniciativa em que os alunos, através de desafios mensais ligados ao desporto, podem ganhar prémios não só para si como também para a escola e para a comunidade. Até à data, o Luso Fruta Sports Talent já contou com 24 participações e selecionou o primeiro vencedor, que vai receber um kit desportivo completo patrocinado pela marca.

Até 24 de março, o Roadshow Projeto 80 vai continuar pelas escolas dos distritos de Leiria, Coimbra, Viana do Castelo, Braga, Viseu e Guarda, chegando a milhares de alunos.

O Projeto 80 é uma iniciativa conjunta da Agência Portuguesa do Ambiente, da Direção-Geral da Educação, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Instituto Português do Desporto e Juventude, Quercus e Green Project Awards.

Calendário de escolas a visitar no Roadshow P80 e outras informações disponíveis em: www.projeto80.pt e www.facebook.com/Projeto80.

Quercus ® Todos os direitos reservados
Site criado por PTWS Alojamento Web e WebDesign