• Núcleo Regional de Lisboa

    Conheça as actividades do Núcleo Regional de Lisboa da Quercus.

  • Núcleo Regional de Lisboa

    Conheça as actividades do Núcleo Regional de Lisboa da Quercus.

A CP e o transporte de Bicicletas

As recentes medidas implementadas pela companhia de Caminhos de Ferro Portugueses CP, de impedimento do transporte de bicicletas junto com o passageiro remetendo-a para a tipologia de transporte de mercadorias, isto é, despachada embrulhada no comboio seguinte pelo módico custo de 4100$00 (contra os anteriores 1500$00), são, na óptica do Núcleo de Lisboa da Quercus, manifestamente contraproducentes. O simples facto de a CP transportar carros a preços mais baratos que isso, em carruagens próprias com muito bom e eficiente serviço, torna o caso escandaloso. Não é necessário um grande esforço mental para verificar que:

1)Quem se faz transportar com uma bicicleta, salvo raras excepções, tem a finalidade de a utilizar nas suas deslocações após sair da composição ferroviária, não sendo exequível a espera pelo dia seguinte.

2)Não se enquadra numa política séria de defesa do ambiente a criação de uma tal série de peias aos utilizadores de bicicletas, política essa que mais de uma vez foi reafirmada pelas sucessivas direcções desta companhia estatal.

3)A impossibilidade de circulação de ciclistas em comboio, no nosso País, em linhas de longo curso irá doravante prejudicar inúmeros praticantes de cicloturismo não só a nível nacional mas também estrangeiros que dessa forma (não poluente) aqui se deslocam. É de toda a conveniência não esquecer que além de representar um turismo de baixo impacto ambiental, o seu impacto económico não pode ser desprezado.

Apelamos assim ao bom senso da Administração da CP, para que sejam revistas estas medidas, que consideramos, lesivas dos vários interesses quer ambientais quer económicos, não servindo nem aos utilizadores da bicicleta nem à própria CP.

Não pode a CP reclamar-se de gerir um meio de transporte ecológico quando recusa a sua colaboração com outros meios de transporte ecológicos complementares.

A Direcção do Núcleo Regional de Lisboa da Quercus

 

17 de Julho de 2000

Share

Em destaque... por Lisboa

 

mealheiro      quercus      participe lisboa     lisboa
             
 
Para que possamos fazer o nosso trabalho de defesa ambiental, assente no voluntariado, é fundamental a existência de recursos, materiais e financeiros, que permitam a aquisição de alguns equipamentos e organização de acções específicas na nossa área de intervenção. Este mês de Dezembro, dê-nos o seu donativo!

 

 
 
 
A Quercus Lisboa, no âmbito da elaboração do seu Relatório de Actividades 2013, irá relembrar e publicar durante o mês de Fevereiro, em jeito de balanço, dezenas de fotografias relativas a várias actividades realizadas por este Núcleo Regional, acções dinamizadas em parceria e iniciativas em que esteve representada durante o passado ano.

 
 
 
 

Seja um voluntário de Lisboa!


Os Núcleos Regionais da Quercus funcionam com base em trabalho voluntário. Por isso, todos os contributos são fundamentais. Ofereça o seu!

 



 

 
 
 
Reside na região de Lisboa e tem dúvidas, sugestões ou denúncias? Entre em contacto com o nosso Núcleo através de e-mail, telefone ou facebook!


 

                                               

Quercus ® Todos os direitos reservados
Site criado por PTWS Alojamento Web e WebDesign