Campanha Autarquias sem Glifosato / Herbicidas

 

 autraquiaa 05

De modo a alterar a prática generalizada no nosso país do uso dos herbicidas para controlo de plantas infestantes (também designadas de espontâneas ou daninhas), nomeadamente por parte das autarquias locais, a Quercus lançou uma campanha em março de 2014, com a colaboração da Plataforma Transgénicos Fora.

Há alternativas viáveis ao controlo de plantas infestantes sem o uso de herbicidas que assentam numa abordagem mais alargada de olhar o espaço público colocando a saúde pública e o ambiente em primeiro lugar. A mobilização dos cidadãos é fundamental e na secção O que o cidadão pode fazer? veja algumas ideias e sugestões.

Depois de preenchido e assinado o manifesto “Autarquia sem Glifosato/Herbicidas” (NOVA VERSÃO, aplicável a novas subscrições) deve ser remetido pelas autarquias subscritoras para a seguinte morada: Quercus – ANCN, Centro Associativo do Calhau, Bairro do Calhau, Parque Florestal de Monsanto, 1500-045 LISBOA. Regularmente é atualizado o mapa onde são assinaladas as autarquias subscritoras.

 

 

 

 Mapa atualizado das autarquias subscritoras.

 

mapa glifosatonovembro


Nota referente à retirada do município de Sintra

Na 10ª reunião extraordinária do município de Sintra, realizada a 27 de outubro de 2015, foi aprovada por maioria a Proposta nº 854-P/2015 que aprova um plano de redução da utilização de herbicidas na remoção de vegetação espontânea. Dada a sensibilidade manifestada em relação a este assunto, a Quercus espera que o município de Sintra possa reunir as condições para abdicar dos herbicidas.


Click aqui para ver documento completo! 

 


A Quercus tem procurado dar apoio para a melhoria do desempenho das autarquias que já abandonaram os herbicidas e às que estão em processo de transição e continua a desenvolver um trabalho de sensibilização das autarquias e da população em geral para os impactos dos herbicidas e suas alternativas, nomeadamente através da participação e organização de encontros e debates públicos.

 

 A SAÚDE NÃO TEM PREÇO, AJUDE-NOS A MELHORAR A SAÚDE DE TODOS!

 



MAIS INFORMAÇÃO:

Alternativas não químicas para controlo de plantas infestantes

 

 

O que o cidadão pode fazer?

 

 

Enquadramento e mais informação

 

 

Manifesto "Autarquias Sem Glifosato”- Implicações e consequências

 

 

Share
Quercus ® Todos os direitos reservados
Site criado por PTWS Alojamento Web e WebDesign